AS BOLHAS DO GÁS NO REFRIGERANTE: UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM ABORDAGEM CTS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS/QUÍMICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFreitas, Admilson Xavier de-
Autor(es): dc.contributor.authorDespaigne, Angel Amado Recio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-12-21T18:13:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-12-21T18:13:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-31-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/718929-
Resumo: dc.description.abstractO ensino de Ciências/Química deve promover a compreensão do macroscópico (fenomenológico), do submicroscópico e do simbólico (teórico), de forma que a prática do docente faça sentido para o aluno, contribuindo para um processo de ensino e aprendizagem mais eficaz. Assim, o planejamento do professor parte da observação, ou seja, da dimensão do visível, percorrendo o rearranjo de átomos e moléculas até a representação das substâncias, utilizando a linguagem científica. As novas metodologias e olhares em relação ao ensino de Ciências e da própria Química sensibilizam o aluno quanto ao valor desta disciplina no seu cotidiano. Deste modo, a sala de aula se torna um ambiente propício para as práticas, possibilitando aulas mais dinâmicas e contextualizadas, que não necessitam de um espaço próprio, como seriam os laboratórios. Este trabalho traz uma proposta de atividades experimentais para turmas de Ensino Fundamental e Médio, visando associar o cotidiano dos alunos aos conteúdos de Química ministrados em sala de aula. As bolhas do gás nos refrigerantes formam o contexto escolhido para desenvolver uma sequência didática e uma pesquisa sobre a evolução do aprendizado com relação aos seguintes conteúdos: influência da temperatura e da pressão na solubilidade de um gás; funções inorgânicas, reações ácido-base e indicadores de pH. Almeja-se que estudantes e professores superem a diversidade e as dificuldades na aplicação destes conteúdos, contribuindo para a desmistificação de que a Química é um bicho de sete cabeças.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectCiência(s). Química. Abordagem CTS. Ensino por investigação. Experimentação. Bolhas do gás no refrigerante. Sequência didáticapt_BR
Título: dc.titleAS BOLHAS DO GÁS NO REFRIGERANTE: UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM ABORDAGEM CTS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS/QUÍMICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.courseQUIMICA EM REDE NACIONALpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQUI 899pt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Ferramentas


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons