
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Freitas, Admilson Xavier de | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Despaigne, Angel Amado Recio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-12-21T18:13:02Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-12-21T18:13:02Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/718929 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O ensino de Ciências/Química deve promover a compreensão do macroscópico (fenomenológico), do submicroscópico e do simbólico (teórico), de forma que a prática do docente faça sentido para o aluno, contribuindo para um processo de ensino e aprendizagem mais eficaz. Assim, o planejamento do professor parte da observação, ou seja, da dimensão do visível, percorrendo o rearranjo de átomos e moléculas até a representação das substâncias, utilizando a linguagem científica. As novas metodologias e olhares em relação ao ensino de Ciências e da própria Química sensibilizam o aluno quanto ao valor desta disciplina no seu cotidiano. Deste modo, a sala de aula se torna um ambiente propício para as práticas, possibilitando aulas mais dinâmicas e contextualizadas, que não necessitam de um espaço próprio, como seriam os laboratórios. Este trabalho traz uma proposta de atividades experimentais para turmas de Ensino Fundamental e Médio, visando associar o cotidiano dos alunos aos conteúdos de Química ministrados em sala de aula. As bolhas do gás nos refrigerantes formam o contexto escolhido para desenvolver uma sequência didática e uma pesquisa sobre a evolução do aprendizado com relação aos seguintes conteúdos: influência da temperatura e da pressão na solubilidade de um gás; funções inorgânicas, reações ácido-base e indicadores de pH. Almeja-se que estudantes e professores superem a diversidade e as dificuldades na aplicação destes conteúdos, contribuindo para a desmistificação de que a Química é um bicho de sete cabeças. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciência(s). Química. Abordagem CTS. Ensino por investigação. Experimentação. Bolhas do gás no refrigerante. Sequência didática | pt_BR |
| Título: dc.title | AS BOLHAS DO GÁS NO REFRIGERANTE: UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM ABORDAGEM CTS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS/QUÍMICA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | QUIMICA EM REDE NACIONAL | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | QUI 899 | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Ferramentas | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Produto-Educacional-ADMILSON-XAVIER-DE-FREITAS.pdf | 1.18 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/718929/2/Produto-Educacional-ADMILSON-XAVIER-DE-FREITAS.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons