Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Freitas, Admilson Xavier de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Despaigne, Angel Amado Recio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-12-21T18:13:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-12-21T18:13:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/718929 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O ensino de Ciências/Química deve promover a compreensão do macroscópico (fenomenológico), do submicroscópico e do simbólico (teórico), de forma que a prática do docente faça sentido para o aluno, contribuindo para um processo de ensino e aprendizagem mais eficaz. Assim, o planejamento do professor parte da observação, ou seja, da dimensão do visível, percorrendo o rearranjo de átomos e moléculas até a representação das substâncias, utilizando a linguagem científica. As novas metodologias e olhares em relação ao ensino de Ciências e da própria Química sensibilizam o aluno quanto ao valor desta disciplina no seu cotidiano. Deste modo, a sala de aula se torna um ambiente propício para as práticas, possibilitando aulas mais dinâmicas e contextualizadas, que não necessitam de um espaço próprio, como seriam os laboratórios. Este trabalho traz uma proposta de atividades experimentais para turmas de Ensino Fundamental e Médio, visando associar o cotidiano dos alunos aos conteúdos de Química ministrados em sala de aula. As bolhas do gás nos refrigerantes formam o contexto escolhido para desenvolver uma sequência didática e uma pesquisa sobre a evolução do aprendizado com relação aos seguintes conteúdos: influência da temperatura e da pressão na solubilidade de um gás; funções inorgânicas, reações ácido-base e indicadores de pH. Almeja-se que estudantes e professores superem a diversidade e as dificuldades na aplicação destes conteúdos, contribuindo para a desmistificação de que a Química é um bicho de sete cabeças. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência(s). Química. Abordagem CTS. Ensino por investigação. Experimentação. Bolhas do gás no refrigerante. Sequência didática | pt_BR |
Título: dc.title | AS BOLHAS DO GÁS NO REFRIGERANTE: UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM ABORDAGEM CTS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS/QUÍMICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | QUIMICA EM REDE NACIONAL | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | QUI 899 | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto-Educacional-ADMILSON-XAVIER-DE-FREITAS.pdf | 1,18 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/718929/2/Produto-Educacional-ADMILSON-XAVIER-DE-FREITAS.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons