CONSTRUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA SOBRE A RELAÇÃO ENTRE O TEOR DE LÍTIO NA ÁGUA E O ÍNDICE DE SUICÍDIOS NO MUNICÍPIO DE ITAÚNA (MG)

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLisboa, Meire Rose de-
Autor(es): dc.contributor.authorMaia, Poliana Flávia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-12-21T17:48:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-12-21T17:48:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-01-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/718926-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho consiste em um estudo qualitativo em relação ao desenvolvimento do conhecimento dos estudantes sobre um problema social de grande relevância nos dias de hoje: depressão e suicídio, associado ao desenvolvimento de conhecimentos sobre a prática científica no processo investigativo. Foi elaborada uma Sequência Didática Investigativa que buscou analisar a hipótese de haver relação entre o teor de lítio na água consumida na cidade de Itaúna (MG) e o número de suicídios na população. Como o suicídio é realidade para alguns dos jovens de Itaúna, o assunto apresentou-se contextualizado para os estudantes, que puderam utilizar dos conhecimentos químicos e biológicos, dentre outros, para sua compreensão. O tema do elevado índice de suicídios em Itaúna é importante como proposta de ensino, uma vez que contribui para a formação de cidadãos que tenham maior compreensão desse problema. Outro fator importante a ser considerado é o fato de que o conhecimento das desordens psíquicas e suas diversas causas possuem relevante importância para os jovens, de modo a proporcionar condições para um bom convívio social, agindo preventivamente e buscando auxílio sempre que se sentirem tristes e deprimidos. A pesquisa foi desenvolvida a partir de seis encontros com um grupo de quatro alunos, com a finalidade de desenvolvimento do tema. Esses encontros se deram de forma remota, sendo utilizada a plataforma Zoom. A produção de dados se deu de forma escrita, por meio de questionários e coleta de artefatos produzidos nos encontros (atividades escritas e notas de campo). A análise foi realizada a partir da elaboração de estudo de caso, analisado em relação às unidades de conteúdo, que foram categorizadas com base no desenvolvimento de conhecimentos tanto sobre o tema, quanto sobre a investigação científica. Essa abordagem trouxe para os estudantes a possibilidade de ampliação de conhecimentos nas áreas da Química e Biologia, relacionadas à saúde mental, visto que foram trabalhados vários aspectos do suicídio, relacionando-os às suas prováveis causas, o que incluiu a o baixo teor de Lítio nas águas de consumo de Itaúna como um fator que merece investigações mais aprofundadas.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectQuímica. Estudo. Ensino. Experiências. Suicídio.pt_BR
Título: dc.titleCONSTRUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA SOBRE A RELAÇÃO ENTRE O TEOR DE LÍTIO NA ÁGUA E O ÍNDICE DE SUICÍDIOS NO MUNICÍPIO DE ITAÚNA (MG)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.courseQUIMICA EM REDE NACIONALpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQUI 899pt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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