Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lisboa, Meire Rose de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Maia, Poliana Flávia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-12-21T17:48:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-12-21T17:48:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/718926 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho consiste em um estudo qualitativo em relação ao desenvolvimento do conhecimento dos estudantes sobre um problema social de grande relevância nos dias de hoje: depressão e suicídio, associado ao desenvolvimento de conhecimentos sobre a prática científica no processo investigativo. Foi elaborada uma Sequência Didática Investigativa que buscou analisar a hipótese de haver relação entre o teor de lítio na água consumida na cidade de Itaúna (MG) e o número de suicídios na população. Como o suicídio é realidade para alguns dos jovens de Itaúna, o assunto apresentou-se contextualizado para os estudantes, que puderam utilizar dos conhecimentos químicos e biológicos, dentre outros, para sua compreensão. O tema do elevado índice de suicídios em Itaúna é importante como proposta de ensino, uma vez que contribui para a formação de cidadãos que tenham maior compreensão desse problema. Outro fator importante a ser considerado é o fato de que o conhecimento das desordens psíquicas e suas diversas causas possuem relevante importância para os jovens, de modo a proporcionar condições para um bom convívio social, agindo preventivamente e buscando auxílio sempre que se sentirem tristes e deprimidos. A pesquisa foi desenvolvida a partir de seis encontros com um grupo de quatro alunos, com a finalidade de desenvolvimento do tema. Esses encontros se deram de forma remota, sendo utilizada a plataforma Zoom. A produção de dados se deu de forma escrita, por meio de questionários e coleta de artefatos produzidos nos encontros (atividades escritas e notas de campo). A análise foi realizada a partir da elaboração de estudo de caso, analisado em relação às unidades de conteúdo, que foram categorizadas com base no desenvolvimento de conhecimentos tanto sobre o tema, quanto sobre a investigação científica. Essa abordagem trouxe para os estudantes a possibilidade de ampliação de conhecimentos nas áreas da Química e Biologia, relacionadas à saúde mental, visto que foram trabalhados vários aspectos do suicídio, relacionando-os às suas prováveis causas, o que incluiu a o baixo teor de Lítio nas águas de consumo de Itaúna como um fator que merece investigações mais aprofundadas. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Química. Estudo. Ensino. Experiências. Suicídio. | pt_BR |
Título: dc.title | CONSTRUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA SOBRE A RELAÇÃO ENTRE O TEOR DE LÍTIO NA ÁGUA E O ÍNDICE DE SUICÍDIOS NO MUNICÍPIO DE ITAÚNA (MG) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | QUIMICA EM REDE NACIONAL | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | QUI 899 | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto-Educacional_de-Meire-Rose-de-Lisboa.pdf | 1.58 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/718926/2/Produto-Educacional_de-Meire-Rose-de-Lisboa.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons