Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ifes | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ribeiro, Luciano | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Leite, Priscila Souza Chisté | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-12-21T15:32:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-12-21T15:32:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | PRODUTO_EDUCACIONAL_CONFLITOS_CONTRADIÇÕES_E PROCESSOS DE SEGREGAÇÃO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/718921 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Dentro da ampla possibilidade estudo das cidades, delimita-se como nosso tema o estudo dos mercados públicos e sua potencialidade, especificamente o estudo do Mercado Municipal da Vila Rubim em Vitória-ES. Tendo em vista o horizonte político-pedagógico de Educação na Cidade, assumido pelo Grupo de Estudos sobre Educação na Cidade e Humanidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Gepech/Ifes), indaga-se quais conflitos e contradições podem ser observados e revelados sobre o processo de transformação do Mercado da Vila Rubim. Tem-se como objetivo geral criticar as dinâmicas de transformação do Mercado da Vila Rubim, de modo a converter tais reflexões em subsídio para o material educativo a ser compartilhado e avaliado por professores da educação básica. A fim de trazer essa discussão, desenvolve-se uma pesquisa teórico-empírica, composta por uma análise documental, registros de visitas e observações no Mercado da Vila Rubim e seu entorno, assim como conversas e entrevistas com associações de comerciantes do mercado e do entorno, comerciantes de produtos tradicionais, frequentadores, moradores e consumidores. A análise de dados aponta a presença de processos de segregação socioespacial, a desvalorização e invisibilização, tanto dos grupos de comerciantes quanto de práticas e de mercadorias tradicionalmente vendidas no mercado e em seu entorno, processos de homogeneização, tentativas de revalorização do espaço, mediante táticas de maquiagem urbana, “revitalização”, proveniente de políticas públicas em defesa dos interesses das grandes corporações e dos grupos hegemônicos, pondo à margem as parcelas mais pobres da população e os comerciantes que desenvolvem suas atividades no “Lado B”, isto é, deixando-os segundo plano, negando-lhes o DIREITO À CIDADE, ampliando os processos de segregação socioespacial, ameaçando suas identidades e tradições e interferindo nos usos, funções e morfologia do mercado e do seu entorno. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 21.3 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Mercado da Vila Rubim | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação na cidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Segregação socioespacial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Direito à cidade | pt_BR |
Título: dc.title | Conflitos, contradições e processos de segregação socioespacial no Mercado da Vila Rubim | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado de Ensino de Humanidades | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO_EDUCACIONAL_CONFLITOS_CONTRADIÇÕES_E PROCESSOS DE SEGREGAÇÃO.pdf | PRODUTO_EDUCACIONAL_CONFLITOS_CONTRADIÇÕES_E_PROCESSOS_DE_SEGREGAÇÃO.pdf | 21,91 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/718921/2/PRODUTO_EDUCACIONAL_CONFLITOS_CONTRADIÇÕES_E PROCESSOS DE SEGREGAÇÃO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons