Conflitos, contradições e processos de segregação socioespacial no Mercado da Vila Rubim

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Autor(es): dc.contributorIfespt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRibeiro, Luciano-
Autor(es): dc.contributor.authorLeite, Priscila Souza Chisté-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-12-21T15:32:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-12-21T15:32:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO_EDUCACIONAL_CONFLITOS_CONTRADIÇÕES_E PROCESSOS DE SEGREGAÇÃOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/718921-
Resumo: dc.description.abstractDentro da ampla possibilidade estudo das cidades, delimita-se como nosso tema o estudo dos mercados públicos e sua potencialidade, especificamente o estudo do Mercado Municipal da Vila Rubim em Vitória-ES. Tendo em vista o horizonte político-pedagógico de Educação na Cidade, assumido pelo Grupo de Estudos sobre Educação na Cidade e Humanidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Gepech/Ifes), indaga-se quais conflitos e contradições podem ser observados e revelados sobre o processo de transformação do Mercado da Vila Rubim. Tem-se como objetivo geral criticar as dinâmicas de transformação do Mercado da Vila Rubim, de modo a converter tais reflexões em subsídio para o material educativo a ser compartilhado e avaliado por professores da educação básica. A fim de trazer essa discussão, desenvolve-se uma pesquisa teórico-empírica, composta por uma análise documental, registros de visitas e observações no Mercado da Vila Rubim e seu entorno, assim como conversas e entrevistas com associações de comerciantes do mercado e do entorno, comerciantes de produtos tradicionais, frequentadores, moradores e consumidores. A análise de dados aponta a presença de processos de segregação socioespacial, a desvalorização e invisibilização, tanto dos grupos de comerciantes quanto de práticas e de mercadorias tradicionalmente vendidas no mercado e em seu entorno, processos de homogeneização, tentativas de revalorização do espaço, mediante táticas de maquiagem urbana, “revitalização”, proveniente de políticas públicas em defesa dos interesses das grandes corporações e dos grupos hegemônicos, pondo à margem as parcelas mais pobres da população e os comerciantes que desenvolvem suas atividades no “Lado B”, isto é, deixando-os segundo plano, negando-lhes o DIREITO À CIDADE, ampliando os processos de segregação socioespacial, ameaçando suas identidades e tradições e interferindo nos usos, funções e morfologia do mercado e do seu entorno.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent21.3pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMercado da Vila Rubimpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação na cidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectSegregação socioespacialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDireito à cidadept_BR
Título: dc.titleConflitos, contradições e processos de segregação socioespacial no Mercado da Vila Rubimpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado de Ensino de Humanidadespt_BR
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