
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | PAZ, CLÁUDIA TERRA DO NASCIMENTO | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-12-20T13:55:17Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-12-20T13:55:17Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-20 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/718878 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Much is discussed about learning difficulties and disorders, but only recently have studies focused on the dysfunctions of numerosity. Dealing with Mathematics learning difficulties is a complex topic, with research still at an early stage, even more so in the context of vocational and technological education (EPT). Therefore, dealing with this topic is essential to better understand this phenomenon and, thus, provide better learning conditions for students. This study aimed to psychopedagogically evaluate, through the case study methodology, the learning conditions of an integrated technical high school student with specific learning difficulties in Mathematics, in a federal educational institution. The student was referred to a psychopedagogical support teaching project. The evaluation was carried out in ten individual sessions, once a week, lasting one hour, in the opposite shift of regular classes. Anamnesis and analysis of school history in relation to Mathematics were carried out. Also, seven assessment instruments were applied, related to cognitive skills for learning Mathematics, mathematical anxiety and dyscalculia. As a result, a picture very close to mathematical anxiety was found, as well as obstacles to mathematical reasoning due to accentuated difficulties in cognitive functions related to mathematical learning, which are reflected in obstacles in the application of mathematical procedures, leading the student to serious difficulties. to solve, in particular, mathematical problems. In view of the results, we can see the importance of psychopedagogical support, in favor of a truly inclusive education. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematical anxiety | pt_BR |
| Título: dc.title | LEARNING DIFFICULTY IN MATHEMATICS: a case study in a Federal Technological Education Institution (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: