
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | ARMI, FERNANDA FORMAGGI LARA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | VISENTAINER, JEANE ELIETE LAGUILA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | SELL, ANA MARIA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | ALVES, HUGO VICENTIN | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | MIYAMOTO, SONIA KAORI | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | MENEZES, HELLEN CAPELLARI | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | BERTOLINI, DENNIS ARMANDO | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-12-19T18:33:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-12-19T18:33:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-10 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/718820 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Introdução: O objetivo deste estudo foi investigar a contagem de células NK e a associação de KIR, HLA Classe I e ligantes KIR-HLA com infecção pelo HIV e progressão para AIDS. Métodos: Um total de 99 amostras de sangue foram coletadas de pacientes com HIV-1 e 99 para o grupo controle. A quantificação das células NK foi realizada por citometria de fluxo e a definição dos genes KIR e HLA foi realizada por PCR-SSOr. As frequências de alelos e haplótipos HLA Classe I foram obtidas usando o software Arlequin, e as frequências de genes, genótipos e haplótipos de KIR e ligantes KIR-HLA foram obtidas por contagem direta. As análises estatísticas foram realizadas por meio do teste Qui-quadrado com correção de Yates ou teste exato de Fisher para variáveis categóricas e teste de Mann-Whitney para variáveis contínuas. Resultados: A contagem de células NK foi menor no grupo HIV comparado aos controles. O alelo HLA-A*68:02 foi associado à suscetibilidade à infecção pelo HIV, e o HLA-A*23:01 e HLA-A*32:01 foram fatores protetores para a infecção pelo HIV e para a progressão da AIDS, respectivamente. O ligante KIR3DL1-Bw4-80Ilehmz e apenas o grupo ligante Bw4-80Ilehmz foram associados à infecção pelo HIV. KIR2DS3/2DL3/C1 e a combinação de inibidores KIR2DL3-C1/3DL2-A3/A11 mostraram proteção à infecção pelo HIV. Conclusões: A infecção pelo HIV interferiu na contagem de células NK. Além disso, nossos resultados confirmaram as associações do HLA classe I com a infecção pelo HIV e progressão da AIDS, e sugerem a influência dos KIRs ativadores e inibitórios e seus ligantes HLA classe I no curso da infecção pelo HIV. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Influence | pt_BR |
| Título: dc.title | Influence of KIR in the HIV-1/AIDS disease in the North/Northwest region of Paraná State, Brazil. (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: