Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FERNANDES, SUELEM DOS SANTOS | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CARVALHO, ALCIONE LUIS PEREIRA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-12-19T13:50:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-12-19T13:50:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | Geografia Escolar e o TEA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/718797 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho tem como tema central a inclusão do(a) aluno(a) com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino da Geografia Escolar no Brasil. O objetivo deste trabalho foi investigar o cenário atual da produção científica nacional que se refere à inclusão dos alunos(as) com TEA no contexto da Geografia Escolar, compreender como permanece o processo inclusivo desse aluno(a), não somente num sentido limitado às questões pragmáticas, mas entender de modo amplo como tal processo funciona, pois é direito do(a) aluno(a) com TEA o acesso ao conhecimento e à aprendizagem dos conteúdos geográficos escolares. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como explanatória de cunho qualitativa. A pesquisa foi realizada a partir de busca eletrônica dos estudos nacionais em bases de dados do Portal de Periódicos da Capes, LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), Plataforma Lattes e Google Acadêmico. Foram encontrados 7 estudos sobre o tema. Os trabalhos encontrados apresentam conteúdos pertinentes ao nível escolar e idade dos(as) alunos(as) pesquisados, mas evidenciam a carência de estudos que contemplem outros temas oportunos à Geografia escolar e que compreendam os(as) estudantes adultos com TEA. A busca dos estudos nacionais sobre o tema permitiu concluir que as pesquisas que relacionam a Geografia escolar e os(as) alunos(as) com TEA são poucas e, consequentemente, o conhecimento na área específica é incipiente. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 841 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Geografia Escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Autismo | pt_BR |
Título: dc.title | GEOGRAFIA ESCOLAR E O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Geografia - Licenciatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
geografia escolar e o transtorno do espectro autista.pdf | 840,17 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/718797/2/geografia escolar e o transtorno do espectro autista.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons