GEOGRAFIA ESCOLAR E O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFERNANDES, SUELEM DOS SANTOS-
Autor(es): dc.contributor.authorCARVALHO, ALCIONE LUIS PEREIRA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-12-19T13:50:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-12-19T13:50:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherGeografia Escolar e o TEApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/718797-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho tem como tema central a inclusão do(a) aluno(a) com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino da Geografia Escolar no Brasil. O objetivo deste trabalho foi investigar o cenário atual da produção científica nacional que se refere à inclusão dos alunos(as) com TEA no contexto da Geografia Escolar, compreender como permanece o processo inclusivo desse aluno(a), não somente num sentido limitado às questões pragmáticas, mas entender de modo amplo como tal processo funciona, pois é direito do(a) aluno(a) com TEA o acesso ao conhecimento e à aprendizagem dos conteúdos geográficos escolares. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como explanatória de cunho qualitativa. A pesquisa foi realizada a partir de busca eletrônica dos estudos nacionais em bases de dados do Portal de Periódicos da Capes, LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), Plataforma Lattes e Google Acadêmico. Foram encontrados 7 estudos sobre o tema. Os trabalhos encontrados apresentam conteúdos pertinentes ao nível escolar e idade dos(as) alunos(as) pesquisados, mas evidenciam a carência de estudos que contemplem outros temas oportunos à Geografia escolar e que compreendam os(as) estudantes adultos com TEA. A busca dos estudos nacionais sobre o tema permitiu concluir que as pesquisas que relacionam a Geografia escolar e os(as) alunos(as) com TEA são poucas e, consequentemente, o conhecimento na área específica é incipiente.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent841 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGeografia Escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAutismopt_BR
Título: dc.titleGEOGRAFIA ESCOLAR E O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseGeografia - Licenciaturapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons