Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIMES | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | NASCIMENTO, ANA CLAUDIA OLIVEIRA DE ALMEIDA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-12-16T14:13:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-12-16T14:13:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-16 | - |
identificador: dc.identifier.other | DOC | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/718724 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Resumo: A proposta do projeto é a inserção de estudantes de 9ºs anos da rede municipal de Cubatão, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por meio de formação básica na área de informática, propiciando conhecimentos básicos de informática para a realização das atividades escolares e do cotidiano. 1.1 Justificativa A pandemia fez com que as Instituições de Ensino passassem a pensar e desenvolver estratégias destinadas ao combate da desigualdade social, a fim de possibilitar que estudantes em vulnerabilidade socioeconômica tenham acesso, de forma igualitária, à educação a distância por meio de políticas públicas. Portanto, o problema apresentado está relacionado à exclusão desses estudantes do direito constitucional ao ensino e tipos de políticas públicas que precisarão ser implementadas para garantir a inclusão desses estudantes nas tecnologias, pensando em estratégias para que os mesmos não fossem excluídos da possibilidade de continuarem estudando de forma igualitária. 1.2 Fundamentação Teórica De acordo com o Plano Nacional de Educação - PNE, Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, onde a universalização e utilização de tecnologias foram inseridas nas metas, com o objetivo de propor estratégias para atenuar as desigualdades, conforme dito no artigo 5º, parágrafo 1º, inciso II - “analisar e propor políticas públicas para assegurar a implementação das estratégias e o cumprimento das metas”, onde algumas das estratégias relacionadas à Tecnologia são: ● Selecionar, certificar e divulgar tecnologias educacionais para alfabetização de crianças […] ● Fomentar o desenvolvimento de tecnologias educacionais e de práticas pedagógicas inovadoras que assegurem a alfabetização […] ● Incentivar o desenvolvimento, selecionar, certificar e divulgar tecnologias educacionais para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio e incentivar práticas pedagógicas inovadoras […] E ainda, o Plano Nacional de Educação, em consonância com a Constituição Federal de 1988, artigo 214, estabelece diretrizes para a inclusão digital na educação no Brasil, artigo 2º - São diretrizes do PNE, item VII - "Promoção humanística, científica, cultural e tecnológica do país". Dentre as metas estabelecidas no plano, parte não foi atingida, principalmente devido à falta de recursos financeiros, e com isso, mais uma vez, temos um plano frustrado. Segundo Libâneo, Oliveira e Toschi (2017, p.184) quanto à execução do PNE diz: "Esses vetos, então impediram, de certa forma, que a lei fosse eficaz na obtenção de melhorias na manutenção e desenvolvimento do ensino, tornando mais uma carta de intenções”. 1.3 Objetivo Geral ● Inclusão sociodigital, em um ambiente escolar, para a construção de saberes, difundir e desmistificar novas tecnologias de informática aos estudantes dos 9º anos (anos finais do Ensino Fundamental) ● Promover uma melhor compreensão sobre o uso do computador e internet no ambiente escolar e o impacto da sua utilização no processo de ensino e de aprendizagem; ● Contribui com a formação integral, e não apenas acadêmica, ou seja, possibilitar a interação com a comunidade, vivenciando também aspectos sociais. O projeto será desenvolvido de forma presencial por meio de aulas expositivas, palestras e implementações computacionais de maneira prática, primando por uma adequada interatividade, incentivando a participação e a reflexão. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,0 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | 1,0 MB | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | PROJETO DE EXTENSÃO | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | FORMAÇÃO BÁSICA NA ÁREA DE INFORMÁTICA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ESTUDANTES DE 9º ANO DA REDE MUNICIPAL DE CUBATÃO | pt_BR |
Título: dc.title | PROJETO DE EXTENSÃO - CÂMPUS CUBATÃO/ IFSP: FORMAÇÃO BÁSICA NA ÁREA DE INFORMÁTICA, PROPONDO INSERÇÃO DE ESTUDANTES DE 9º ANO DA REDE MUNICIPAL DE CUBATÃO, NAS TECNOLOGIAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | curso | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO EM PRÁTICAS DOCENTES | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Aplicativos Móveis |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Ana Cláudia.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/718724/2/Ana Cláudia.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons