Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIMES | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | DA SILVA, CRISTINA ALMEIDA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-12-16T13:55:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-12-16T13:55:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-16 | - |
identificador: dc.identifier.other | DOC | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/718722 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Em consonância com a aplicabilidade da pesquisa direcionada no município de Guarujá em Vicente de Carvalho, conforme a temática – “ A prática docente com base na pedagogia de projetos: Por uma formação discente crítico-humanizada” – este projeto foi criado, pois, ao pensarmos os sistemas de ensino mediado por práticas significativas, nos deparamos com a essencialidade do fazer pedagógico formulado por uma estrutura condizente com as reais necessidades dos educandos e de formação do sujeito aprendiz, na busca de um modelo de sociedade mais justa e equitativa, pela qual já se desponta no “chão da sala de aula” - ação comprovada com êxito no teor deste processo investigativo, consolidado nas fundamentações da pesquisa supracitada. Em contrapartida, a pesquisa também demonstrou que o universo da atuação docente ainda se conduz a práticas desconexas de um modelo de currículo fragmentado, que não traduz as necessidades formativas do sujeito para com o modelo de sociedade vigente, servindo como apropriação técnica conteudista por grande parte dos educadores, no viés de uma prática docente reprodutora. Mediante os fatos, é nesse teor que pensamos em um projeto pedagógico-interventivo com os docentes, nos moldes da pedagogia de projetos como produto final deste trabalho. Em face aos reflexos discursivos dessas questões, elaboramos este projeto com dez encontros formativos, dimensionados nos preceitos ontológico-reversos, tendo a prática docente por excelência moldada por conjecturas teórico-práticas dos planos de trabalho dos professores, que irá transpor as disciplinas por meio de temáticas mediadas por agrupamentos, com foco na lectoescrita e outras ramificações disciplinares. Aos aportes teóricos, iremos trilhar elementos processuais na essencialidade da obra de Hernández (1998) e autores como Freire (1989,2007), Saviani (2002,2008), Morin (2002), Paro (2014), Emília Ferreiro (2000), Dewey (1979), Stenhouse (1986) e outros. Por conseguinte, propomos ao final, a continuidade deste produto na rede de Guarujá, com ideais formativos na condução de docentes que levem para a sua essência processos teórico-reflexivos intrínsecos à sua prática | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,5 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | 1,5 MB | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | intervenção | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | formação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | prática docente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ontológico-reverso. | pt_BR |
Título: dc.title | A intervenção pedagógica como prática significativa na pedagogia de projetos: A formação docente na perspectiva do fazer ontológico reverso. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO EM PRÁTICAS DOCENTES | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Aplicativos Móveis |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
CRISTINA.pdf | 1,48 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/718722/2/CRISTINA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons