A intervenção pedagógica como prática significativa na pedagogia de projetos: A formação docente na perspectiva do fazer ontológico reverso.

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Autor(es): dc.contributorUNIMESpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDA SILVA, CRISTINA ALMEIDA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-12-16T13:55:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-12-16T13:55:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-16-
identificador: dc.identifier.otherDOCpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/718722-
Resumo: dc.description.abstractEm consonância com a aplicabilidade da pesquisa direcionada no município de Guarujá em Vicente de Carvalho, conforme a temática – “ A prática docente com base na pedagogia de projetos: Por uma formação discente crítico-humanizada” – este projeto foi criado, pois, ao pensarmos os sistemas de ensino mediado por práticas significativas, nos deparamos com a essencialidade do fazer pedagógico formulado por uma estrutura condizente com as reais necessidades dos educandos e de formação do sujeito aprendiz, na busca de um modelo de sociedade mais justa e equitativa, pela qual já se desponta no “chão da sala de aula” - ação comprovada com êxito no teor deste processo investigativo, consolidado nas fundamentações da pesquisa supracitada. Em contrapartida, a pesquisa também demonstrou que o universo da atuação docente ainda se conduz a práticas desconexas de um modelo de currículo fragmentado, que não traduz as necessidades formativas do sujeito para com o modelo de sociedade vigente, servindo como apropriação técnica conteudista por grande parte dos educadores, no viés de uma prática docente reprodutora. Mediante os fatos, é nesse teor que pensamos em um projeto pedagógico-interventivo com os docentes, nos moldes da pedagogia de projetos como produto final deste trabalho. Em face aos reflexos discursivos dessas questões, elaboramos este projeto com dez encontros formativos, dimensionados nos preceitos ontológico-reversos, tendo a prática docente por excelência moldada por conjecturas teórico-práticas dos planos de trabalho dos professores, que irá transpor as disciplinas por meio de temáticas mediadas por agrupamentos, com foco na lectoescrita e outras ramificações disciplinares. Aos aportes teóricos, iremos trilhar elementos processuais na essencialidade da obra de Hernández (1998) e autores como Freire (1989,2007), Saviani (2002,2008), Morin (2002), Paro (2014), Emília Ferreiro (2000), Dewey (1979), Stenhouse (1986) e outros. Por conseguinte, propomos ao final, a continuidade deste produto na rede de Guarujá, com ideais formativos na condução de docentes que levem para a sua essência processos teórico-reflexivos intrínsecos à sua práticapt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,5 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype1,5 MBpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectintervençãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectformaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectprática docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectontológico-reverso.pt_BR
Título: dc.titleA intervenção pedagógica como prática significativa na pedagogia de projetos: A formação docente na perspectiva do fazer ontológico reverso.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO EM PRÁTICAS DOCENTESpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
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