Curso de formação continuada para inclusão docente

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missõespt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorZANDONA, ALIOHA FERNANDA CAETANO-
Autor(es): dc.contributor.authorFRANZIN, ROZELAINE DE FATIMA-
Autor(es): dc.contributor.authorKIECKOW, FLAVIO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-12-15T19:36:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-12-15T19:36:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-15-
identificador: dc.identifier.otherCurso de formaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/718698-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional é resultado do desenvolvimento da pesquisa intitulada: METODOLOGIAS ATIVAS PARA ALUNOS SURDOS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS PARA O ENSINO BÁSICO desenvolvida no Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino Científico e Tecnológico (PPGEnCT/URI) da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, sob a orientação da Profª. Drª. Rozelaine de Fatima Franzin e sob a coorientação do Prof. Dr. Flávio Kieckow. Foi concebido para possibilitar aos professores da Educação Básica, que têm alunos surdos incluídos em sala de aula regular, sugestões de práticas pedagógicas inclusivas visando a aprendizagem do aluno surdo e também uma maior autonomia em relação ao intérprete de Libras. Esse produto faz parte do projeto intitulado “Metodologias Ativas Inclusivas no Processo de Ensino Remoto de Alunos Surdos”, apoiado financeiramente pela FAPERGS, e que originou a PLEI - Plataforma de Ensino Inclusivo. O produto educacional apresenta três módulos para formação continuada de docentes do Ensino Básico, contendo sequências didáticas adequadas ao ensino de alunos com surdez, nas quais se faz o uso de metodologias ativas para oportunizar aos professores uma capacitação com práticas inclusivas. Cabe salientar que as atividades de intervenção pedagógica realizadas, possibilitam uma aproximação entre o aluno surdo e o professor. O produto foi desenvolvido a partir das dificuldades encontradas nas salas de aula pelos professores que desenvolvem seu trabalho com alunos surdos nas escolas de Educação Básica do município de Santo Ângelo. As necessidades foram levantadas por meio de uma pesquisa e diagnóstico. Escolheu-se abordar três disciplinas: Literatura, Ciências e Matemática, uma para cada um dos três módulos assim divididos: 5 Módulo I: A Metodologia Ativa Storytelling - baseada em contação de histórias, onde o professor pode desenvolver todo um trabalhado, tendo como ponto de partida a história. Módulo II: A Metodologia Ativa Mão na Massa - na qual o professor desenvolve os conceitos básicos do conteúdo que quer apresentar e depois os alunos constroem algo com materiais concretos para representar e fazer ligação com o conteúdo estudado, no final, este trabalho é apresentado para os demais colegas. Módulo III: A metodologia Ativa Rotação por Estações - nesta o aluno deve pesquisar os conceitos que serão indicados para pesquisa e, a partir do material apresentado, fazendo manuseio, conversando com o grupo, chegar ao conhecimento. Os alunos são divididos em grupos, conforme as estações organizadas, e todos os grupos passam em todas as estações.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
Título: dc.titleCurso de formação continuada para inclusão docentept_BR
Tipo de arquivo: dc.typecursopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino Científico Tecnológicopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons