Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ZANDONA, ALIOHA FERNANDA CAETANO | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FRANZIN, ROZELAINE DE FATIMA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | KIECKOW, FLAVIO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-12-15T19:36:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-12-15T19:36:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | Curso de formação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/718698 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional é resultado do desenvolvimento da pesquisa intitulada: METODOLOGIAS ATIVAS PARA ALUNOS SURDOS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS PARA O ENSINO BÁSICO desenvolvida no Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino Científico e Tecnológico (PPGEnCT/URI) da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, sob a orientação da Profª. Drª. Rozelaine de Fatima Franzin e sob a coorientação do Prof. Dr. Flávio Kieckow. Foi concebido para possibilitar aos professores da Educação Básica, que têm alunos surdos incluídos em sala de aula regular, sugestões de práticas pedagógicas inclusivas visando a aprendizagem do aluno surdo e também uma maior autonomia em relação ao intérprete de Libras. Esse produto faz parte do projeto intitulado “Metodologias Ativas Inclusivas no Processo de Ensino Remoto de Alunos Surdos”, apoiado financeiramente pela FAPERGS, e que originou a PLEI - Plataforma de Ensino Inclusivo. O produto educacional apresenta três módulos para formação continuada de docentes do Ensino Básico, contendo sequências didáticas adequadas ao ensino de alunos com surdez, nas quais se faz o uso de metodologias ativas para oportunizar aos professores uma capacitação com práticas inclusivas. Cabe salientar que as atividades de intervenção pedagógica realizadas, possibilitam uma aproximação entre o aluno surdo e o professor. O produto foi desenvolvido a partir das dificuldades encontradas nas salas de aula pelos professores que desenvolvem seu trabalho com alunos surdos nas escolas de Educação Básica do município de Santo Ângelo. As necessidades foram levantadas por meio de uma pesquisa e diagnóstico. Escolheu-se abordar três disciplinas: Literatura, Ciências e Matemática, uma para cada um dos três módulos assim divididos: 5 Módulo I: A Metodologia Ativa Storytelling - baseada em contação de histórias, onde o professor pode desenvolver todo um trabalhado, tendo como ponto de partida a história. Módulo II: A Metodologia Ativa Mão na Massa - na qual o professor desenvolve os conceitos básicos do conteúdo que quer apresentar e depois os alunos constroem algo com materiais concretos para representar e fazer ligação com o conteúdo estudado, no final, este trabalho é apresentado para os demais colegas. Módulo III: A metodologia Ativa Rotação por Estações - nesta o aluno deve pesquisar os conceitos que serão indicados para pesquisa e, a partir do material apresentado, fazendo manuseio, conversando com o grupo, chegar ao conhecimento. Os alunos são divididos em grupos, conforme as estações organizadas, e todos os grupos passam em todas as estações. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5 Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
Título: dc.title | Curso de formação continuada para inclusão docente | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | curso | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino Científico Tecnológico | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Curso de formação (1).pdf | 5,41 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/718698/2/Curso de formação (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons