Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Franciani Maria de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Adriano Larentes da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-12-15T11:11:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-12-15T11:11:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://drive.google.com/file/d/1Y6cVN8lyYUlpnwX61oS0h-cX6PmlbjRV/view | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/718665 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho teve como objetivo analisar os desafios da política de permanência e êxito do Câmpus IFSC Florianópolis Continente mediante os pressupostos da dialética e de diferentes concepções teóricas que aprofundam as discussões sobre permanência e abandono escolar. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa de natureza exploratória, sendo utilizada a pesquisa documental e a técnica de entrevista semiestruturada com membros da Comissão de Permanência e Êxito local, e membros da Gestão do Câmpus. Os resultados obtidos por meio da pesquisa documental revelam que o plano de permanência e êxito do IFSC é caracterizado por metodologia de pesquisa inconsistente referente à base conceitual, ao diagnóstico quantitativo e ao diagnóstico qualitativo. A análise das informações obtidas nas entrevistas delimitou as seguintes categorias principais: alunos trabalhadores em busca de qualificação e oportunidades de trabalho para melhorar a qualidade de vida a partir de cursos do IFSC, Assistência estudantil e a criação de estratégias de ação na busca de permanência e êxito estudantil e a importância e efetividade da política de permanência e êxito, segundo participantes, para mitigar os casos de abandono escolar do Câmpus. Os resultados expressam os desafios e limites de ordem financeira e de equipe na implementação da política no Câmpus IFSC Florianópolis Continente. Desta forma, a implementação da política caracterizou-se como levantamento de dados e aplicação de ações pontuais, sendo a assistência estudantil uma importante estratégia a ser ampliada. O processo de trabalho no Câmpus se deu, sobretudo, de forma mecanizada para atendimento à demanda de órgão de controle, sem reflexões coletivas aprofundadas. Visando qualificar a implementação da política no Câmpus, disponibiliza-se o produto educacional denominado como vídeo documental que reflete a síntese da pesquisa, servindo como material histórico para formação de equipe de servidores. Destaca-se nas considerações finais, a necessidade da metodologia do trabalho reflexivo, coletivo e crítico sobre concepções associadas para a conscientização da complexidade de influências para o abandono escolar. Bem como, a metodologia de pesquisa científica, engajada politicamente e fundamentada em concepções sólidas, poderá proporcionar a atualização qualificada do plano de permanência e êxito do IFSC para posterior implementação efetiva no Câmpus. Concluiu-se ainda que devido à conciliação entre educação e trabalho ser a principal influência para a ocorrência do abandono escolar, a consideração de concepções pedagógicas fundamentadas nos princípios do trabalho como princípio educativo e da relação indissociável entre teoria e prática formam as bases para a oferta de formação humana integral para a emancipação da classe trabalhadora. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Abandono Escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Permanência e êxito no IFSC | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Título: dc.title | VÍDEO DOCUMENTAL: HISTÓRICO DA IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE PERMANÊNCIA E ÊXITO NO IFSC – CÂMPUS FLORIANÓPOLIS CONTINENTE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Vídeos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons