Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora Ópera | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Cavalheiro, Claudionor Nunes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-12-14T19:44:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-12-14T19:44:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-14 | - |
identificador: dc.identifier.other | Cotidiano Escolar Mais que Muros - Volume 3 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/718649 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O livro COTIDIANO ESCOLAR: mais que muros nº 3 tem a intencionalidade de continuarmos as discussões e apontamentos de temas relevantes para o cotidiano escolar, que perpassam os limites físicos dos muros que hoje cercam nossos ambientes escolares. Nesta edição, trataremos dos seguintes temas: alfabetização e letramento na educação de jovens e adultos em uma escola pública de Cuiabá – MT; revisão de literatura sobre a alfabetização em tempos de pandemia; os desafios e possibilidades da integração de tecnologias ao currículo de formação docente; os conceitos de identidade e a pós-modernidade à luz da ideias de Stuart Hall; a ação da polícia e seus efeitos na construção identitária de crianças pequenas e avaliação de desempenho docente numa instituição federal. O primeiro capítulo trata do processo de alfabetização e letramento de estudantes da Educação de Jovens e Adultos de uma escola pública de Cuiabá – MT e aponta que, embora os estudantes desta escola possuem certo grau de letramento, não são suficientes para fazerem deles indivíduos autônomos e críticos. As autoras indicam a necessidade de uma formação específica para a EJA, comprometida com a libertação dos indivíduos, problematizando as situações cotidianas que eles vivenciam, em busca da tão sonhada autonomia. O segundo capítulo também retrata sobre a alfabetização, mas agora focado em fazer uma revisão bibliográfica sobre os referenciais teóricos do tema no cenário da pandemia da Covid-19, apontando que houve uma perda significativa de qualidade no ato de ensinar, pois os professores não tiveram formação adequadas para o trabalho online/remoto, tendo o planejamento sido feito durante o processo pandêmico. O terceiro capítulo trata dos desafios e possibilidade da integração de tecnologias ao currículo de formação docente, evidenciando a necessidade de revisão dos currículos de formação docente frente às demandas oriundas da ampla disseminação das tecnologias digitais na Educação. Essa revisão faz-se necessário, segundo os autores, para que as tecnologias digitais possam ser integradas ao processo de ensino e aprendizagem, tornando o uso delas como sinônimo de qualidade educativa e não apenas inclusão de uma outra ferramenta de ensino. O quarto capítulo trata dos conceitos de identidade e a pós-modernidade à luz das ideias de Stuart Hall. Discute-se no texto, a constituição de uma identidade, que pode envolver diferentes relações sociais e simbólicas, o que para Hall (2002) é considerado uma crise social fragmentando o sujeito, corroborando assim para o surgimento de novas identidades. O quinto capítulo discute as representações sociais de polícia vivenciadas por crianças de uma creche do Complexo do São Carlos - Rio de Janeiro. O estudo aponta uma crise identitária nas crianças que não se sentem seguras ao referirem-se aos policiais, que são os legítimos representantes do Estado, e demonstram proximidade com os traficantes, legitimando um círculo perverso da vida adulta. Apontam que a violência atinge de forma cruel e crescente o universo infantil e demonstra um Estado ausente, que deixa de oferecer proteção a estas crianças. O sexto capítulo retrata as percepções sobre a avaliação de desempenho docente num Campus do IFMT e apontam as fragilidades no processo apresentado, tais como a aplicação da avaliação por parte dos gestores e o modelo, que não foi discutido com os avaliados. Embora apontem essas fragilidades, muitos utilizam os resultados para balizarem sua atuação didática, levando em consideração a avaliação realizada pelos discentes. Esperamos que a leitura seja agradável e profícua e que os questionamentos apontados possam provocar a busca por novas respostas, por novos estudos e perspectivas para uma educação que prime pela inclusão de todos e todas no ato de ensinar e aprender. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 1456 | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagens | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Docência | - |
Título: dc.title | Cotidiano Escolar: Mais que Muros - Volume 3 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Cotidiano Escolar Mais que Muros - Volume 3.pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/718649/4/Cotidiano Escolar Mais que Muros - Volume 3.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons