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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ARAUJO, Bruna de Araujo BRUNA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-12-14T19:30:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-12-14T19:30:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://drive.google.com/file/d/1E-xtvmRsXB_ZQe3y4kWJKdKmW_jIRMub/view?usp=share_link | - |
identificador: dc.identifier.other | DISSERTAÇÃO BRUNA | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/718648 | - |
Resumo: dc.description.abstract | RESUMO Introdução: A distócia de ombros (DO) é uma emergência obstétrica de baixa frequência, imprevisibilidade, inevitabilidade e que apresenta morbimortalidade para o binômio mãe-bebê, principalmente para o recém-nascido. Para que seja realizado um manejo seguro e assertivo dessa ocorrência, os profissionais que prestam assistência ao momento do parto devem possuir conhecimento sobre o diagnóstico e manobras relativos à DO. Os profissionais residentes em enfermagem obstétrica têm em sua formação o treinamento em campo prático, e, devido a DO ser uma emergência obstétrica pouco frequente, há a necessidade de promoção da habilidade específica também fora da prática assistencial. Para tanto, entendemos como possibilidade o uso de um simulador realístico como alternativa para utilização no ensino-aprendizagem do conteúdo programático - manobras obstétricas relativas à DO, para profissionais especialistas em enfermagem obstétrica. Objeto: Simulador realístico para manobras obstétricas relativas à DO, como ferramenta de ensino-aprendizagem na formação de especialistas em enfermagem obstétrica referente as posições não litotômicas das parturientes. Objetivos: Elaborar um modelo de simulação realística de baixa fidelidade para o auxílio no ensino-aprendizagem do manejo da DO quando as parturientes estão em posição não litotômica. Objetivos específicos: Identificar as situações obstétricas sobre o diagnóstico e as manobras no manejo à DO em posição não litotômica que os residentes possuem dificuldades para a realização do parto; analisar as demandas dos profissionais/residentes em enfermagem obstétrica sobre o manejo da DO em posição não litotômica para a montagem da simulação realística de baixa fidelidade e elaborar um modelo de simulação realística de baixa fidelidade em relação ao atendimento à DO na assistência ao parto normal em posições não litotômicas com enfoque nas demandas encontradas. Método: Pesquisa de caráter exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, que utilizou o método pesquisa ação. O cenário foi virtual, com uso da plataforma google meet devido ao período de Pandemia Mundial COVID 19, em que ocorreu a coleta de dados. Os participantes foram os residentes de enfermagem obstétrica da Universidade Federal Fluminense que se encontravam no segundo semestre do 2º ano da especialização. A técnica utilizada para a coleta de dados foi a entrevista. Utilizou-se a análise de conteúdo temático descrita por Minayo para tratamento e análise dos dados coletados. Resultados: Emergiram três categorias que permitiram melhor compreensão das unidades temáticas extraídas das falas dos participantes, são elas: “Conhecimento teórico-prático dos profissionais/residentes de enfermagem obstétrica em relação à identificação e manejo da DO em posições não litotômicas”; “Demandas de aprendizagem dos profissionais/residentes em enfermagem obstétrica sobre o manejo da DO” e “Construção do protótipo com base nas demandas de aprendizagem dos profissionais/residentes em enfermagem obstétrica sobre o manejo da DO”. Conclusão: Os resultados obtidos atingiram os objetivos do estudo e culminaram na confecção do produto da pesquisa que é um simulador realísitco de baixa fidelidade para ser usado como auxílio no ensino-aprendizagem das manobras referentes à DO em parturientes em posições não-litotômicas. O estudo traz a discussão do uso desse simulador como uma forma complementar no ensino teórico e prática assistencial, caracterizando-se como agente potencializador da aprendizagem na tomada de decisões de forma assertiva, aquisição de habilidades e segurança no direcionamento da assistência ofertada. Descritores: Enfermagem obstétrica; capacitação profissional; educação em enfermagem; materiais de ensino. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 3766 K | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Enfermagem obstétrica; capacitação profissional; educação em enfermagem; materiais de ensino. | - |
Título: dc.title | MPES/TICPES -ELABORAÇÃO DE SIMULADOR REALÍSTICO PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DAS MANOBRAS OBSTÉTRICAS RELATIVAS À DISTÓCIA DE OMBROS | - |
Tipo de arquivo: dc.type | imagem | - |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE: FORMAÇÃO DOCENTE INTERDISCIPLINAR PARA O SUS | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | ORIENTAÇÃO DE TCC | - |
Aparece nas coleções: | Imagens |
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