Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Mattos Alves, Patrícia de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-12-13T13:44:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-12-13T13:44:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação ProfHistória_Patrícia de Mattos Alves | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/718477 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho aborda a história local no ensino de história a partir das narrativas e experiências dos alunos do 9º ano A e de alunos de turmas do Ensino Médio do Colégio Estadual Altamira do Paraná, como forma de produzir uma pesquisa ao processo experiência didática em ensino de História. Uma das contribuições da pesquisa deve-se ao trabalho de produção das atividades desenvolvidas em sala de aula na perspectiva da Educação Histórica, que se fundamenta em Barca (2004), Schmidt e Braga (2005-2006) e em Fernandes (2008). O trabalho integra a relação entre ensino-pesquisa-aprendizagem, com objetivo de produzir novos conhecimentos e, acima de tudo, possibilitar que o educando atue como sujeito histórico, descobrindo nesse processo o significado da sua própria contribuição para a construção do conhecimento a partir de um trabalho de produção de pesquisa voltada para o estudo de memórias de familiares e moradores do município de Altamira do Paraná. Discorremos os resultados do trabalho com a aprendizagem histórica a partir da perspectiva da formação da consciência histórica dos alunos, problematizando com isso conhecimentos prévios e o próprio resultado das narrativas produzidas nas aulas, as quais estruturam um processo de reflexão sobre práticas educativas. Os resultados da pesquisa estão materializados na produção e análises de material propositivo, uma Unidade Temática Investigativa (UTI). | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.56 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História Local | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Histórica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Histórica | pt_BR |
Título: dc.title | Ensino de História e História Local: (Re)Conhecendo Memórias e Histórias de Altamira do Paraná | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação ProfHistória_Patrícia de Mattos Alves.pdf | 2,56 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/718477/2/Dissertação ProfHistória_Patrícia de Mattos Alves.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons