Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Metropolitana de Santos | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUZA, TATIANA VILELA CARVALHO DE | - |
Autor(es): dc.contributor.author | BARROCAS, RENATA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-12-13T01:43:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-12-13T01:43:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://drive.google.com/file/d/1vDOFC4psRQq8DzfiRAtTcZ92ZnkSZBm5/view | - |
identificador: dc.identifier.other | A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO DA GEOGRAFIA NA CONSTRUÇÃO DO SUJEITO ECOLÓGICO GUIA DE ATIVIDADES PARA O PROFESSOR 3o ANO - ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/718437 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O modelo econômico capitalista adotado pelo mundo, a ganância do homem tem extraído de maneira irresponsável e inconsequente os recursos naturais do planeta. Estamos formando uma geração de consumistas compulsivos, a degradação do meio ambiente beira o caos, é tanto ecológica como social. Diante desse contexto, a dissertação discute “A contribuição do ensino da Geografia na construção do sujeito ecológico: estudo de caso voltado ao 3º ano do ensino fundamental”. Os educadores reconhecem o seu papel no mundo em transformação? O professor se reconhece como um agente de transformação de modo a garantir que o aprendizado seja inclusivo e assertivo? Os conteúdos previstos no Currículo Santista de Geografia (2020) abordam questões pertinentes aos resíduos sólidos urbanos, conhecido como “lixo”. Como o descarte irregular, prejuízos ao meio ambiente, a sociedade do consumo, discute responsabilidades enquanto direitos e deveres do cidadão? Buscamos respostas para estas e outras questões através dos instrumentos de medida grupo Focal e questionário do Google Forms, numa pesquisa qualitativa e quantitativa. Os resultados mostraram que a formação do sujeito ecológico se apresenta de maneira superficial no 3º ano do ensino fundamental. Então propomos a revista digital como instrumento de intervenção pedagógica para os professores desenvolverem a construção da consciência ambiental através da pluralidade de linguagens e da contextualização, onde as imagens contribuirão para a discussão do problema da produção dos resíduos sólidos e suas consequências fazendo com que os alunos exerçam seu papel de cidadão e de agentes de transformação. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Sujeito ecológico. Ensino. Geografia. Currículo Santista (2020). Transformação | pt_BR |
Título: dc.title | A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO DA GEOGRAFIA NA CONSTRUÇÃO DO SUJEITO ECOLÓGICO GUIA DE ATIVIDADES PARA O PROFESSOR 3o ANO - ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons