A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO DA GEOGRAFIA NA CONSTRUÇÃO DO SUJEITO ECOLÓGICO GUIA DE ATIVIDADES PARA O PROFESSOR 3o ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Metropolitana de Santospt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOUZA, TATIANA VILELA CARVALHO DE-
Autor(es): dc.contributor.authorBARROCAS, RENATA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-12-13T01:43:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-12-13T01:43:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://drive.google.com/file/d/1vDOFC4psRQq8DzfiRAtTcZ92ZnkSZBm5/view-
identificador: dc.identifier.otherA CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO DA GEOGRAFIA NA CONSTRUÇÃO DO SUJEITO ECOLÓGICO GUIA DE ATIVIDADES PARA O PROFESSOR 3o ANO - ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/718437-
Resumo: dc.description.abstractO modelo econômico capitalista adotado pelo mundo, a ganância do homem tem extraído de maneira irresponsável e inconsequente os recursos naturais do planeta. Estamos formando uma geração de consumistas compulsivos, a degradação do meio ambiente beira o caos, é tanto ecológica como social. Diante desse contexto, a dissertação discute “A contribuição do ensino da Geografia na construção do sujeito ecológico: estudo de caso voltado ao 3º ano do ensino fundamental”. Os educadores reconhecem o seu papel no mundo em transformação? O professor se reconhece como um agente de transformação de modo a garantir que o aprendizado seja inclusivo e assertivo? Os conteúdos previstos no Currículo Santista de Geografia (2020) abordam questões pertinentes aos resíduos sólidos urbanos, conhecido como “lixo”. Como o descarte irregular, prejuízos ao meio ambiente, a sociedade do consumo, discute responsabilidades enquanto direitos e deveres do cidadão? Buscamos respostas para estas e outras questões através dos instrumentos de medida grupo Focal e questionário do Google Forms, numa pesquisa qualitativa e quantitativa. Os resultados mostraram que a formação do sujeito ecológico se apresenta de maneira superficial no 3º ano do ensino fundamental. Então propomos a revista digital como instrumento de intervenção pedagógica para os professores desenvolverem a construção da consciência ambiental através da pluralidade de linguagens e da contextualização, onde as imagens contribuirão para a discussão do problema da produção dos resíduos sólidos e suas consequências fazendo com que os alunos exerçam seu papel de cidadão e de agentes de transformação.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSujeito ecológico. Ensino. Geografia. Currículo Santista (2020). Transformaçãopt_BR
Título: dc.titleA CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO DA GEOGRAFIA NA CONSTRUÇÃO DO SUJEITO ECOLÓGICO GUIA DE ATIVIDADES PARA O PROFESSOR 3o ANO - ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamentalpt_BR
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