Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora Real Conhecer | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Maria Adjane Medeiros da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-12-12T03:20:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-12-12T03:20:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | Educação e Trabalho um olhar | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/718240 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O livro intitulado “Educação e Trabalho: um olhar sobre a formação dos profissionais de saúde no âmbito da escola de governo em saúde pública de Pernambuco” é oriundo de uma pesquisa de mestrado da autora Maria Adjane Medeiros da Silva, egressa da Universidad de Desarrollo Sustentable. Nesse estudo, a autora analisa os saberes trabalhados nas formações executadas pela Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco, com os pressupostos da Educação Permanente em Saúde. Para tanto, a metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, exploratória e descritiva. No capítulo inicial, a autora faz uma análise sobre os antecedentes internacionais e nacionais da educação permanente, destacando os princípios, bases e características. No capítulo dois, há uma abordagem sobre os temas referentes ao trabalho, educação, educação permanente, educação continuada e educação permanente em saúde. Nesse sentido, a autora ressalta que a Educação Permanente em Saúde pode ser interpretada como uma estratégia do SUS para propiciar aos profissionais o desenvolvimento constante de seu aprendizado, na tentativa de resolução dos problemas relacionados à educação na saúde, incluindo nesse processo a qualificação e formação de trabalhadores da gestão ou da assistência, na tentativa de sanar o descompasso existente entre a formação técnica dos trabalhadores e as necessidades de saúde dos usuários. No capítulo três, a autora o enfoque epistemológico da investigação, o tipo de estudo e sua justificativa, o design da investigação, o princípio da triangulação metodológica, princípio da validação dos instrumentos, a unidade de análise, o procedimento de coleta de dados, procedimento de análise da informação, sujeito da investigação e o contexto prático e as fases da investigação. No capítulo quatro, há os resultados da pesquisa, por meio das análises na perspectiva dos sujeitos colaboradores, oriundas das entrevistas semiestruturadas e da análise documental. Por fim, a autora apresenta considerações, confrontando os objetivos e os pontos significativos desse estudo, cujo objetivo da autora é que a pesquisa contribua de alguma forma para as reflexões dos profissionais de saúde do Estado de Pernambuco, nas mudanças dos processos de ensino/aprendizagem, no fortalecimento de suas práticas profissionais e consequentemente mudanças nos processos de trabalho. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 2791 | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação dos Profissionais de Saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco | - |
Título: dc.title | Educação e Trabalho: Um Olhar sobre a Formação dos Profissionais de Saúde no Âmbito da Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Educação e Trabalho um olhar.pdf | 2,77 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/718240/4/Educação e Trabalho um olhar.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons