Educação e Trabalho: Um Olhar sobre a Formação dos Profissionais de Saúde no Âmbito da Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco

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Autor(es): dc.contributorEditora Real Conhecer-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Maria Adjane Medeiros da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-12-12T03:20:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-12-12T03:20:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-12-
identificador: dc.identifier.otherEducação e Trabalho um olhar-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/718240-
Resumo: dc.description.abstractO livro intitulado “Educação e Trabalho: um olhar sobre a formação dos profissionais de saúde no âmbito da escola de governo em saúde pública de Pernambuco” é oriundo de uma pesquisa de mestrado da autora Maria Adjane Medeiros da Silva, egressa da Universidad de Desarrollo Sustentable. Nesse estudo, a autora analisa os saberes trabalhados nas formações executadas pela Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco, com os pressupostos da Educação Permanente em Saúde. Para tanto, a metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, exploratória e descritiva. No capítulo inicial, a autora faz uma análise sobre os antecedentes internacionais e nacionais da educação permanente, destacando os princípios, bases e características. No capítulo dois, há uma abordagem sobre os temas referentes ao trabalho, educação, educação permanente, educação continuada e educação permanente em saúde. Nesse sentido, a autora ressalta que a Educação Permanente em Saúde pode ser interpretada como uma estratégia do SUS para propiciar aos profissionais o desenvolvimento constante de seu aprendizado, na tentativa de resolução dos problemas relacionados à educação na saúde, incluindo nesse processo a qualificação e formação de trabalhadores da gestão ou da assistência, na tentativa de sanar o descompasso existente entre a formação técnica dos trabalhadores e as necessidades de saúde dos usuários. No capítulo três, a autora o enfoque epistemológico da investigação, o tipo de estudo e sua justificativa, o design da investigação, o princípio da triangulação metodológica, princípio da validação dos instrumentos, a unidade de análise, o procedimento de coleta de dados, procedimento de análise da informação, sujeito da investigação e o contexto prático e as fases da investigação. No capítulo quatro, há os resultados da pesquisa, por meio das análises na perspectiva dos sujeitos colaboradores, oriundas das entrevistas semiestruturadas e da análise documental. Por fim, a autora apresenta considerações, confrontando os objetivos e os pontos significativos desse estudo, cujo objetivo da autora é que a pesquisa contribua de alguma forma para as reflexões dos profissionais de saúde do Estado de Pernambuco, nas mudanças dos processos de ensino/aprendizagem, no fortalecimento de suas práticas profissionais e consequentemente mudanças nos processos de trabalho.-
Tamanho: dc.format.extent2791-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho-
Palavras-chave: dc.subjectFormação dos Profissionais de Saúde-
Palavras-chave: dc.subjectEscola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco-
Título: dc.titleEducação e Trabalho: Um Olhar sobre a Formação dos Profissionais de Saúde no Âmbito da Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacional-
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