Cotidiano Escolar: Mais que Muros - Volume 1

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora Ópera-
Autor(es): dc.contributor.authorCavalheiro, Claudionor Nunes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-12-11T20:40:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-12-11T20:40:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-11-
identificador: dc.identifier.otherCotidiano Escolar Mais que Muros - Volume 1-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/718237-
Resumo: dc.description.abstractO livro “Cotidiano Escolar: Mais que Muros” nasce da intencionalidade de apresentarmos alguns dos temas relevantes para o cotidiano escolar, que perpassam os limites físicos dos muros que hoje cercam nosso ambientes escolares: a gestão escolar; as questões de ordem ética dos seres humanos, em especial a possibilidade de se trabalhar com essa questão com nossos alunos; a evasão escolar dos cursos noturnos, neste estudo em especial um curso subsequente e por fim, a importância da alfabetização científica e tecnológica na formação do cidadão. O primeiro capítulo, que trata da avaliação no âmbito da gestão escolar, trata da importância dos procedimentos avaliativos para que os gestores possam assegurar a qualidade institucional e atuação adequada destes e dos professores no âmbito escolar, tendo como foco principal a efetividade do ensino e aprendizagem dos alunos. Considera que os processos avaliativos devem ter a finalidade de aprimorar a atuação dos gestores e educadores, com a finalidade primordial de buscar uma educação de qualidade que atenda a formação humana dos alunos. O segundo capítulo apresenta a contação de histórias como uma possibilidade de se ensinar as virtudes para a formação ética dos alunos da Educação Infantil, contribuindo assim para a formação da pessoa como ser social, enfrentando questões de ordem ética. As virtudes trabalhadas foram amizade, honestidade e justiça e como resultado obteve-se que os alunos nessa faixa etária estão aptos e entenderem e desenvolverem as virtudes, tendo a contação de histórias uma ferramenta de ensino que contribui significativamente para a construção das virtudes no ser humano. O terceiro capítulo trata de identificar e analisar as causas e os fatores da evasão dos jovens e adultos do curso subsequente de uma escola técnica federal, com aulas no período noturno. Faz apontamentos que direcionam as percepções dos alunos evadidos e reflete sobre as possibilidades e necessidades da escola para que dê mais condições de permanência e êxito desses alunos que, por serem em sua maioria adultos, já possuem uma carga de responsabilidades e perspectivas que por vezes, confrontam-se com as intencionalidades da escola. O quarto capítulo atêm-se a importância da alfabetização científica e tecnológica na formação do cidadão, levando em consideração que a sociedade e os conhecimentos estão a todo momento sendo atualizados, e ensinar deve ser muito mais do que repassar conhecimentos, mas conectar o aluno e os conteúdos escolares com a realidade vivenciada pelos cidadãos que estão na escola. Esperamos que a leitura seja agradável e profícua e que os questionamentos apontados possam ser apenas a ponta do “iceberg” de vontade e interesse em aprofundar nesses assuntos tão contemporâneos, embora a muito tempo discutidos no âmbito escolar.-
Tamanho: dc.format.extent1248-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagens-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectDocência-
Título: dc.titleCotidiano Escolar: Mais que Muros - Volume 1-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacional-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons