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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Editora MultiAtual | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Rocha, Gilma da Silva Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-12-09T14:10:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-12-09T14:10:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | Os Estudos Culturais e os processos de inexclusão na Educação | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/718179 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A organização dessa obra advém da necessidade de ampliarmos e divulgarmos as discussões acerca das pesquisas à luz dos estudos culturais. O livro proporciona reflexões e inquietações acerca da in/exclusão na Educação. Os autores dos capítulos são estudiosos da educação e que embasam as suas pesquisas em teóricos que reverberam que os Estudos Culturais é uma teoria que além de provocar reflexões, no traz tensões acerca dos aspectos sociais em que estão inseridas as pesquisas. O livro está dividido em nove capítulos que versam sobre temáticas da nossa contemporaneidade na perspectiva do Estudos Culturais. O capítulo 1 traz os conceitos de infância, escolarização, alfabetização e letramento, evidenciando as representações de leitura e escrita de alunos com deficiência intelectual/ dificuldade de aprendizagem. Nesse contexto de leitura, no capítulo 2 há uma discussão sobre as bibliotecas digitais acessíveis para alunos surdos. Um outro viés de alfabetização é apresentado no capítulo 3, já que a autora analisa o discurso produzido hoje acerca desse processo, tendo em vista o âmbito polítcio e histórico da educação. No capítulo 4 as autoras analisam o processo de in/exclusão da pessoa com deficiência no ambiente escolar sob o olhar dos estudos culturais. Nos capítulos 5 e 6 a temática da educação de surdos é o foco da pesquisa, e apontam inquietações sobre a inclusão e as práticas bilíngues. Já no capítulo 7 tem-se um diálogo sobre os estudos culturais com ênfase na educação indígena, enfatizando uma análise a partir do conceito de identidade. Outro estudo da modernidade é a representação dos corpos femininos a partir de comerciais de perfumaria, capítulo 8, levando-nos a uma reflexão sobre os estereótipos criados acerca da temática em questão. E para finalizar esse panorama de pesquisas tendo como base teórica os estudos culturais, o capítulo 9 apresenta uma investigação acerca do movimento de desescolarização e as transformações escolares que sofreram as instituições escolares. Portanto, verifica-se que o livro possibilita uma leitura ampla e diversificada do que se tem pesquisado na educação tendo como fundamento as bases teóricas dos estudos culturais. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 2495 | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudos Culturais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processos de Inclusão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processos de Exclusão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Os Estudos Culturais e os processos de in/exclusão na Educação | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
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