Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FRAZÃO, Vitor Mauro de Andrade | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ALVES, Fábio José da Costa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PEREIRA, Cinthia Cunha Maradei | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-12-07T20:38:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-12-07T20:38:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | Desenvolvimento de aplicativo no App Inventor 2: Calculadora para cálculos de juros simples e compostos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/718076 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho foi desenvolvido junto ao programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática do Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará – UEPA, no Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, da disciplina Tecnologias de informática aplicadas ao ensino de matemática. A BNCC da área de Matemática e suas Tecnologias no Ensino Médio, o foco é a construção de uma visão integrada da Matemática, aplicada à realidade. Nesse contexto, quando a realidade é a referência, é preciso levar em conta as vivências cotidianas dos estudantes do Ensino Médio, envolvidos, em diferentes graus dados por suas condições socioeconômicas, pelos avanços tecnológicos, pelas exigências do mercado de trabalho, pela potencialidade das mídias sociais, entre outros. Tais considerações colocam a área de Matemática e suas Tecnologias diante da responsabilidade de aproveitar todo o potencial já constituído por esses estudantes, para promover ações que estimulem e provoquem seus processos de reflexão e de abstração, que deem sustentação a modos de pensar criativos, analíticos, indutivos, dedutivos e sistêmicos e que favoreçam a tomada de decisões orientadas pela ética e o bem comum. Expusemos neste material a introdução ao mundo mágico dos aplicativos para celulares, a fim de apresentarmos esse universo, trabalharemos o objeto matemático cálculo de juros simples e compostos por meio do software MIT App Inventor. O trabalho desenvolvido apresenta uma proposta de atividades para o ensino- aprendizagem de cálculos de juros simples e compostos para alunos do Ensino Médio, com o objetivo geral de tecer uma reflexão e contribuir com o ensino da matemática financeira e o uso de tecnologias digitais. A proposta traz a possibilidade de construção de um aplicativo mediante o Mit App inventor, o qual pode ser realizada tanto pelo discente quanto pelo docente. O App inventor 2 é um software web criado pelo MIT – Massachusetts Institute of Technology, que possibilita o desenvolvimento de aplicativos para o sistema android (sistema usado na maioria dos smartphones), que pode ser usado usando apenas o navegador da web e se necessário a instalação de emulador para testes. Muitas pessoas possuem verdadeira aversão à utilização destas tecnologias, porém fica evidente a lógica e o raciocínio empregado na construção de um aplicativo. As situações algorítmicas da matemática se traduzem na linguagem de programação e facilita o entendimento de diversas situações algébricas tanto para o professor quanto para o aluno. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 803 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cálculo de juros | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | App Inventor | pt_BR |
Título: dc.title | Desenvolvimento de aplicativo no App Inventor 2- Calculadora para cálculos de juros simples e compostos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Livro Vitor Frazão.pdf | 802,77 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/718076/1/Livro Vitor Frazão.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: