Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFRO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Freitas da Silva, Raian Sânder | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos Jr, Antônio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-12-07T16:43:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-12-07T16:43:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | Silva_&_Santos_2022_sequência_didática_do_esquadro_móvel_profept | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/718070 | - |
Resumo: dc.description.abstract | No curso técnico em eletrotécnica, a trigonometria é um dos conteúdos relacionados aos componentes curriculares de matemática e de circuitos elétricos em corrente alternada. O ensino-aprendizagem desse conteúdo matemático e a sua aplicação é um desafio para o professor e para o estudante da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tendo em vista a abstração inerente ao pensamento matemático. Nesse sentido, foi proposto o desenvolvimento de um esquadro móvel e sua sequência didática para o ensino-aprendizagem de trigonometria básica aplicada a circuitos elétricos em corrente alternada na EPT. Acredita-se que tais ferramentas didáticas podem ser úteis para prática educativa no curso técnico em eletrotécnica integrado ao ensino médio, tornando a aprendizagem menos abstrata ao possibilitar ao estudante a manipulação das variáveis trigonométricas de forma ativa, enquanto ele reflete sobre as propriedades dos circuitos elétricos. Para tanto, buscou-se propor uma ferramenta didática e uma sequência didática que apoie o professor da EPT na condução do processo de ensino-aprendizagem para o componente curricular circuitos elétricos em corrente alternada. A metodologia desenvolvida envolveu a realização de quatro etapas: pesquisa documental para subsidiar a modelagem do esquadro móvel, prototipação do esquadro móvel em impressora 3D, desenvolvimento de sequência didática para o emprego do esquadro móvel, validação da ferramenta didática por professores da EPT. Como resultado desse trabalho, reporta-se que foi desenvolvido um esquadro móvel e uma sequência didática para o ensino aprendizagem de trigonometria básica aplicada ao componente curricular de circuitos elétricos em corrente alternada do 2º ano do curso técnico em eletrotécnica. O esquadro móvel tem a forma similar a um triângulo retângulo com um mini transferidor, usado em representações de grandezas matemáticas aplicadas na área de Eletrotécnica. A segunda versão do esquadro móvel, mais completa e detalhada, foi submetida à validação por professores da EPT, a fim de comprovar sua utilidade enquanto ferramenta didática no processo de ensino-aprendizagem do referido componente curricular. A sequência didática, por sua vez, foi elaborada para orientar o uso do esquadro móvel para a aprendizagem de trigonometria básica aplicada ao componente curricular de circuitos elétricos em corrente alternada. Ela traz uma descrição dos conceitos necessários para o estudo de trigonometria básica e impedâncias elétricas. Além disso, permite ao estudante conhecer e manipular o esquadro móvel a fim de contextualizar esses conhecimentos, por meio de desafios matemáticos propostos na própria sequência didática. Considerando o compilado de respostas obtidas por meio do Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo, pode-se afirmar que essa ferramenta didática é útil para prática educativa no curso técnico em eletrotécnica integrado ao ensino médio | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,56 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Prática Educativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Eletrotécnica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ferramenta didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Trigonometria | pt_BR |
Título: dc.title | SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO ESQUADRO MÓVEL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado ProfEP|T | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas Educativas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons