SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO ESQUADRO MÓVEL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFROpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFreitas da Silva, Raian Sânder-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos Jr, Antônio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-12-07T16:43:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-12-07T16:43:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-30-
identificador: dc.identifier.otherSilva_&_Santos_2022_sequência_didática_do_esquadro_móvel_profeptpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/718070-
Resumo: dc.description.abstractNo curso técnico em eletrotécnica, a trigonometria é um dos conteúdos relacionados aos componentes curriculares de matemática e de circuitos elétricos em corrente alternada. O ensino-aprendizagem desse conteúdo matemático e a sua aplicação é um desafio para o professor e para o estudante da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tendo em vista a abstração inerente ao pensamento matemático. Nesse sentido, foi proposto o desenvolvimento de um esquadro móvel e sua sequência didática para o ensino-aprendizagem de trigonometria básica aplicada a circuitos elétricos em corrente alternada na EPT. Acredita-se que tais ferramentas didáticas podem ser úteis para prática educativa no curso técnico em eletrotécnica integrado ao ensino médio, tornando a aprendizagem menos abstrata ao possibilitar ao estudante a manipulação das variáveis trigonométricas de forma ativa, enquanto ele reflete sobre as propriedades dos circuitos elétricos. Para tanto, buscou-se propor uma ferramenta didática e uma sequência didática que apoie o professor da EPT na condução do processo de ensino-aprendizagem para o componente curricular circuitos elétricos em corrente alternada. A metodologia desenvolvida envolveu a realização de quatro etapas: pesquisa documental para subsidiar a modelagem do esquadro móvel, prototipação do esquadro móvel em impressora 3D, desenvolvimento de sequência didática para o emprego do esquadro móvel, validação da ferramenta didática por professores da EPT. Como resultado desse trabalho, reporta-se que foi desenvolvido um esquadro móvel e uma sequência didática para o ensino aprendizagem de trigonometria básica aplicada ao componente curricular de circuitos elétricos em corrente alternada do 2º ano do curso técnico em eletrotécnica. O esquadro móvel tem a forma similar a um triângulo retângulo com um mini transferidor, usado em representações de grandezas matemáticas aplicadas na área de Eletrotécnica. A segunda versão do esquadro móvel, mais completa e detalhada, foi submetida à validação por professores da EPT, a fim de comprovar sua utilidade enquanto ferramenta didática no processo de ensino-aprendizagem do referido componente curricular. A sequência didática, por sua vez, foi elaborada para orientar o uso do esquadro móvel para a aprendizagem de trigonometria básica aplicada ao componente curricular de circuitos elétricos em corrente alternada. Ela traz uma descrição dos conceitos necessários para o estudo de trigonometria básica e impedâncias elétricas. Além disso, permite ao estudante conhecer e manipular o esquadro móvel a fim de contextualizar esses conhecimentos, por meio de desafios matemáticos propostos na própria sequência didática. Considerando o compilado de respostas obtidas por meio do Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo, pode-se afirmar que essa ferramenta didática é útil para prática educativa no curso técnico em eletrotécnica integrado ao ensino médiopt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,56 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPrática Educativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEletrotécnicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFerramenta didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrigonometriapt_BR
Título: dc.titleSEQUÊNCIA DIDÁTICA DO ESQUADRO MÓVELpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado ProfEP|Tpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas Educativaspt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons