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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PEREIRA, Graça Viviane Santos Pereira. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-12-06T12:21:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-12-06T12:21:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | Esse Jogo dá Macht! Aprendizagem histórica e Jogos Digitais em contextos escolares | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/718035 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Os anos de 2020 e 2021 representaram uma lacuna de tempo que causou impacto mundial ocasionado pela disseminação da Covid-19 e, com isso, o ensino de História também sofreu as reverberações proporcionadas pela pandemia mundial, com o impacto de muitas mortes. Por esse motivo, as relações sociais passaram a ser intermediadas virtualmente, inclusive as aulas, que foram suspensas e ministradas através de plataformas digitais, recursos que os docentes não estavam preparados metodologicamente para operacionalizar. Em 2021, houve o retorno do ano letivo, inicialmente virtual e, em seguida pelo sistema híbrido. Apesar do receio da sociedade pela possível contaminação e propagação da doença na comunidade escolar, por fim as aulas retornaram para o ensino presencial. A presente dissertação foi construída neste período, em um contexto sui generis da pandemia mundial em que se torna importante compreender o impacto do ambiente pandêmico no ensino e na aprendizagem de História pelos estudantes do Ensino Médio. Contudo, o trabalho tem por objetivo principal discutir e investigar o processo de elaboração da narrativa histórica a partir da construção de narrativas para jogos digitais sobre temas históricos, através da confecção de um Game Designe Document, o GDD. A investigação procurou respostas sobre as possibilidades serem exequíveis com a intermediação dos pressupostos da Educação Histórica, principalmente através da proposta da Aula-Oficina desenvolvida Isabel Barca, que por ora foram utilizados, para estimular a promoção dos conhecimentos históricos dos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio da Polícia Militar João Florêncio Gomes. Destarte, foi construído uma revisão sistemática integrativa sobre os jogos digitais, a utilização de jogos no ensino de História, o ensino de História no Brasil, a Didática da História e a Educação Histórica. Foi investigado se na construção do GDD os estudantes demonstrariam o pensamento histórico sobre o conceito metahistórico de mudança temporal. Isso porque percebe-se uma tendência juvenil a considerar válido somente o tempo presente, desconsiderando as ações dos homens e mulheres no e do passado, o que foi feito através do conceito substantivo das lutas dos trabalhadores e das modificações que a Consolidação das Leis do Trabalho, a CLT, sofreu no decorrer na História, com a lacuna de tempo de 1917 a 2017, sendo a primeira data da greve operária de 17 e a segunda data as últimas modificações da CLT. As atividades foram realizadas no itinerário formativo de História Elementar do Novo Ensino Médio, por este motivo também foi feito um estudo sobre essa temática. Apesar das diversas intercorrências ocasionadas pela pandemia mundial o trabalho foi realizado, com a escrita do GDD, com dois protótipos de jogo sobre a temática elaborados. A partir dos resultados obtidos, observou-se que houve a promoção do pensamento histórico dos estudantes em níveis diversificados sendo observável nas diversas atividades realizadas durante o percurso do ano letivo de 2021. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,81 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história; Educação histórica; Jogos digitais; Aula Oficina; Aprendizagem histórica. | pt_BR |
Título: dc.title | Esse Jogo dá Macht! Aprendizagem histórica e Jogos Digitais em contextos escolares. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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