Foco no solo: Um guia didático e interativo para o ensino técnico (Atena Editora)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorALMODÓVAR, CELINA MARTINS-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, GEDRIERLI PABLINE SOUZA DA-
Autor(es): dc.contributor.authorMATOSO, STELLA CRISTIANI GONÇALVES-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-12-05T17:04:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-12-05T17:04:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-07-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/718026-
Resumo: dc.description.abstractEste livro é fruto de um projeto de ensino concebido no contexto de Pandemia de Covid-19, que foi iniciado oficialmente no âmbito institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) em 18 de março de 2020. Nesse momento, nos deparamos repentinamente com o desenvolvimento de atividades de ensino de forma remota, solução idealizada para prevenir a disseminação do novo Coronavírus entre a comunidade acadêmica do IFRO, que lançou desafios imensuráveis no processo de ensino e aprendizagem tanto para docentes, quanto para discentes. No núcleo de formação profissional do Curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio temos a disciplina de Solos (IFRO, 2018), que assim como as demais disciplinas profissionalizantes não possui livro didático, ficando a cargo do docente a seleção e/ou elaboração do material a ser utilizado. Infelizmente, existem poucos livros da área de Solos voltados aos Cursos Técnicos. Assim, os docentes necessitam lançar mão de uma vasta bibliografia de todas as subáreas da Ciência do Solo para compor seu referencial bibliográfico. E, em seguida, se deparam com a dificuldade de disponibilizar esse material aos discentes, devido ao alto custo de aquisição e/ou à impossibilidade de reproduzir e/ou disponibilizar o material no formato digital, devido à coerente lei de proteção de direitos autorais. Esses, como outros problemas do processo de ensino e aprendizagem, foram amplificados durante o período de atividades remotas. Se por um lado ficamos menos ligados às bibliografias “formais”, por outro, uma gama de materiais foi disponibilizada nas redes sociais e em outras mídias das mais diversas áreas do conhecimento, dentre elas, da Ciência do Solo. Perfis de professores, sociedades científicas, universidades, grupos de pesquisa, dentre outros, foram criados com o intuito de divulgar o conhecimento científico de forma acessível, criativa, atrativa e dinâmica. Visualizamos, portanto, a possibilidade de elaborar um material didático que associe conhecimento técnico-científico da área de Solos com os conteúdos disponíveis nas diferentes mídias e redes sociais, seguindo a sequência de conteúdos previstos no Plano de Disciplina de Solos do Projeto Político-Pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio (IFRO, 2018). Organizamos este material em capítulos, que correspondem às Unidades de conteúdos da disciplina de Solos. Logo, no início do capítulo, o usuário encontra os Objetivos de aprendizagem, relacionados às habilidades a serem desenvolvidas; em seguida tem-se a seção Fique por dentro, que contempla a introdução e os conceitos básicos de cada Unidade; logo se encontra a seção Para refletir, que traz conteúdos extras, reflexões e informações relevantes; na sequência tem-se a seção Estudando na rede, que disponibiliza links para conteúdos disponíveis em redes sociais e outras mídias, que são relevantes para a aprendizagem na Unidade; e, por fim, a seção Verifique sua aprendizagem, que conta com questões para que o usuário reflita sobre o processo de aprendizagem e verifique se alcançou as habilidades propostas no início da Unidade. O objetivo deste material foi aliar textos técnico-científicos com publicações disponíveis nas redes sociais e em outras mídias, além de recomendar outras fontes adequadas para os estudos da disciplina. Assim, tudo o que foi utilizado de outros autores e que está disponível na rede foi identificado e o respectivo link pode ser encontrado ao lado deste ícone: . Já o que ilustramos com criações próprias, não colocamos nenhuma referência e, no caso de reprodução, nossa obra deve ser referenciada. No momento da publicação deste livro todos os links estão acessíveis, entretanto não podemos garantir que assim permanecerão. Portanto, para garantir o acesso do leitor às publicações originais recomendadas na seção Estudando na rede, criamos uma pasta com todas as fontes utilizadas que pode ser acessada neste link. Ao final do livro adicionamos uma lista de datas comemorativas importantes para pensar no recurso solo, que podem ser utilizadas pela comunidade escolar para proposição de eventos, debates e atividades diversas. Esperamos, com este material, contribuir para o processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Solos, tanto para docentes quanto para discentes, no âmbito do IFRO e de outras instituições que trabalham com cursos técnicos na área de Ciências Agrárias. Bons estudos!pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSolospt_BR
Título: dc.titleFoco no solo: Um guia didático e interativo para o ensino técnico (Atena Editora)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais