O uso de memes como recurso didático no ensino de história.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Paulino Augusto Peres de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-12-02T13:06:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-12-02T13:06:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-
identificador: dc.identifier.otherDissertação ProfHistória_Paulino Augusto Peres de Souzapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717963-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação tem por objetivo discutir estratégias para o uso dos memes no ensino de História. Parte da cultura contemporânea da web, os memes exercem enorme influência entre pessoas de todas as idades, especialmente entre os adolescentes e jovens. Linguagem caracterizada pela intertextualidade, o meme mescla imagens, sons e palavras para transmitir mensagens de forma cômica, irônica, viral e, por vezes, ácida. Para melhor compreender a popularidade e aceitação dos memes entre as novas gerações, procuro contextualizar o mundo atual ante as mudanças provocadas pela globalização e pelas novas tecnologias de comunicação e informação, em especial a internet. Em seguida, problematizo o conceito de meme, suas principais características e tipos, dando destaque para os memes de cunho político e os memes históricos. Por fim, busco apresentar estratégias para o trabalho com os memes em sala de aula com vista ao desenvolvimento do letramento digital e da literácia histórica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramento digitalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLiteracia Históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMemept_BR
Título: dc.titleO uso de memes como recurso didático no ensino de história.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons