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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MOURA, José Demétrius Silva, | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-12-02T11:52:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-12-02T11:52:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | ‘STAMOS EM PLENO MAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO USO DA POESIA DE CASTRO ALVES NO DEBATE SOBRE CIDADANIA E ESCRAVIDÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717958 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação versa sobre os desafios e perspectivas do uso da poesia de Castro Alves no debate sobre cidadania e escravidão no ensino de história. A referida pesquisa analisa a percepção dos jovens sobre cidadania e escravidão no Brasil, usando a poesia de Castro Alves como um elemento simbólico que potencializa a articulação de saberes de áreas diversas do conhecimento no intuito de colaborar na construção de um saber histórico escolar significativo. Desta forma, a pesquisa visa, primeiramente, identificar as possibilidades e desafios do uso da literatura na aula de história. Em um segundo momento, perceber, através de uma pesquisa qualitativa a partir de um grupo focal, como jovens do ensino médio compreendem os conceitos de escravidão e cidadania no Brasil. A partir do desenvolvimento de atividades pedagógicas pretende-se, trazendo o debate, apresentado no primeiro capítulo, sobre as possibilidades de articulação entre literatura e história, fomentar um pensamento crítico sobre a história da escravidão e a construção da cidadania no Brasil. Deste modo, o terceiro capítulo, apresenta um caderno de atividades, como síntese dos debates desenvolvidos nos capítulos anteriores. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 8,4 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história; Cidadania e direitos humanos; Paisagem cultural e espaço urbano; História e Literatura. | pt_BR |
Título: dc.title | ‘STAMOS EM PLENO MAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO USO DA POESIA DE CASTRO ALVES NO DEBATE SOBRE CIDADANIA E ESCRAVIDÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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