‘STAMOS EM PLENO MAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO USO DA POESIA DE CASTRO ALVES NO DEBATE SOBRE CIDADANIA E ESCRAVIDÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMOURA, José Demétrius Silva,-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-12-02T11:52:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-12-02T11:52:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.other‘STAMOS EM PLENO MAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO USO DA POESIA DE CASTRO ALVES NO DEBATE SOBRE CIDADANIA E ESCRAVIDÃO NO ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717958-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação versa sobre os desafios e perspectivas do uso da poesia de Castro Alves no debate sobre cidadania e escravidão no ensino de história. A referida pesquisa analisa a percepção dos jovens sobre cidadania e escravidão no Brasil, usando a poesia de Castro Alves como um elemento simbólico que potencializa a articulação de saberes de áreas diversas do conhecimento no intuito de colaborar na construção de um saber histórico escolar significativo. Desta forma, a pesquisa visa, primeiramente, identificar as possibilidades e desafios do uso da literatura na aula de história. Em um segundo momento, perceber, através de uma pesquisa qualitativa a partir de um grupo focal, como jovens do ensino médio compreendem os conceitos de escravidão e cidadania no Brasil. A partir do desenvolvimento de atividades pedagógicas pretende-se, trazendo o debate, apresentado no primeiro capítulo, sobre as possibilidades de articulação entre literatura e história, fomentar um pensamento crítico sobre a história da escravidão e a construção da cidadania no Brasil. Deste modo, o terceiro capítulo, apresenta um caderno de atividades, como síntese dos debates desenvolvidos nos capítulos anteriores.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent8,4 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de história; Cidadania e direitos humanos; Paisagem cultural e espaço urbano; História e Literatura.pt_BR
Título: dc.title‘STAMOS EM PLENO MAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO USO DA POESIA DE CASTRO ALVES NO DEBATE SOBRE CIDADANIA E ESCRAVIDÃO NO ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons