PENSAMENTO COMPUTACIONAL: desenvolvimento de aplicativos sobre Função Polinomial de 1º Grau no App Inventor 2

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMADEIRA, Emily da Costa-
Autor(es): dc.contributor.authorALVES, Fábio José da Costa-
Autor(es): dc.contributor.authorPEREIRA, Cinthia Cunha Maradei-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-12-02T09:53:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-12-02T09:53:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-02-
identificador: dc.identifier.otherPENSAMENTO COMPUTACIONAL: desenvolvimento de aplicativos sobre Função Polinomial de 1º Grau no App Inventor 2pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717953-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho foi concebido junto ao Programa de Pós –Graduação em Ensino de Matemática (PPGEM) da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e foi desenvolvido na disciplina de Tecnologias de Informática Aplicadas ao Ensino de Matemática do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática. O objetivo desse livro é trabalhar o pensamento computacional a partir o desenvolvimento de aplicativos de calculadora sobre o conteúdo de Funções Polinomiais de 1º Grau no programa App Inventor 2 e verificar as possíveis contribuições desse processo. Essa produção se deu devido o pensamento computacional contribuir para o desenvolvimento do pensamento matemático e da autonomia do estudante em sala de aula. Dessa forma, propomos nesse trabalho, a construção de cinco calculadoras referentes a tópicos do conteúdo de Função Polinomial de 1º Grau: domínio, imagem, raiz, crescimento e decrescimento, e o sinal da função. No primeiro momento, mostramos o conceito matemático dos tópicos e, em seguida, desenvolvemos situações problemas e propusemos sua resolução a partir da construção de calculadoras no App Inventor 2. No segundo momento, mostramos o designer da calculadora (que deve ser construído com as orientações do docente em sala de aula), para em seguida, trabalharmos a parte da programação, com o intuito de aliar o objeto matemático a ao pensamento computacional a partir de diferentes representações como: a linguagem matemática, a linguagem de programação e a linguagem natural. Diante disso, propomos esse material para professores de matemática trabalhar o pensamento computacional com seus alunos em sala de aula, sempre auxiliando-os em cada passo a ser dado, mas sem deixar de proporcionar a eles, a liberdade e autonomia para pensar nas etapas dessas construções.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent739pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPensamento Computacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectApp Inventor 2pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFunção Polinomial de 1º Graupt_BR
Título: dc.titlePENSAMENTO COMPUTACIONAL: desenvolvimento de aplicativos sobre Função Polinomial de 1º Grau no App Inventor 2pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais