The Impact of the Covid-19 Pandemic on Teachers' Mental Health: A Systematic Literature Review (Atena Editora)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorSOUZA, MARIA EDUARDA IGLÉSIAS BERARDO DE-
Autor(es): dc.contributor.authorZIRPOLI, BIANCA BERARDO PESSOA-
Autor(es): dc.contributor.authorSENA, DANIEL CAVALCANTI-
Autor(es): dc.contributor.authorNOVAES, NATHALY MARIA FERREIRA-
Autor(es): dc.contributor.authorSOUZA, MARIA VALESKA BERARDO PESSOA DE-
Autor(es): dc.contributor.authorPONTES, PATRYCK ANDREW RIBEIRO DE MELO-
Autor(es): dc.contributor.authorCARNEIRO, LUIZA CAMPELO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-12-01T20:32:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-12-01T20:32:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-05-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717949-
Resumo: dc.description.abstractA pandemia de COVID-19 teve impactos significativos na educação, aumentando os desafios enfrentados pelos professores, categoria que já lidava antes com problemas relacionados aos grandes níveis de estresse. O presente artigo objetivou analisar a saúde mental dos professores durante a pandemia de COVID-19, através de revisão sistemática de trabalhos científicos publicados durante o período, que avaliavam domínios como qualidade de vida, ansiedade, depressão, estresse, burnout e exaustão nestes profissionais. Foram obtidos 1003 artigos a partir da busca por palavras-chave, sendo que destes, nove artigos abordavam o tema proposto, sendo eles objeto de análise da revisão. Os artigos estavam distribuídos em sete países, todos por questionário, sendo dois estudos longitudinais e sete transversais. Apenas um artigo avaliou professores escolares, os demais artigos selecionados avaliaram professores universitários. Foram selecionadas as categorias de análise isolamento e suporte, crianças e família, gênero, idade, finanças e estabilidade, saúde física e sono, comparação entre grupos, questões pedagógicas. Grande parte dos participantes das pesquisas analisadas apresentaram níveis altos de depressão, ansiedade e estresse, e relataram aumento da sua carga de trabalho durante a pandemia. As populações mais sujeitas à incidência de depressão, ansiedade e estresse foram mulheres, profissionais mais jovens e indivíduos com crianças em casa. Além disso, foi encontrado que o suporte familiar e no ambiente de trabalho são fatores de proteção contra a incidência dos transtornos supracitados.pt_BR
Idioma: dc.language.isoenpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaúde Mentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCOVID-19pt_BR
Título: dc.titleThe Impact of the Covid-19 Pandemic on Teachers' Mental Health: A Systematic Literature Review (Atena Editora)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais