
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | SOUZA, MARIA EDUARDA IGLÉSIAS BERARDO DE | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | ZIRPOLI, BIANCA BERARDO PESSOA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | SENA, DANIEL CAVALCANTI | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | NOVAES, NATHALY MARIA FERREIRA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | SOUZA, MARIA VALESKA BERARDO PESSOA DE | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | PONTES, PATRYCK ANDREW RIBEIRO DE MELO | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | CARNEIRO, LUIZA CAMPELO | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-12-01T20:32:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-12-01T20:32:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-05 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717949 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A pandemia de COVID-19 teve impactos significativos na educação, aumentando os desafios enfrentados pelos professores, categoria que já lidava antes com problemas relacionados aos grandes níveis de estresse. O presente artigo objetivou analisar a saúde mental dos professores durante a pandemia de COVID-19, através de revisão sistemática de trabalhos científicos publicados durante o período, que avaliavam domínios como qualidade de vida, ansiedade, depressão, estresse, burnout e exaustão nestes profissionais. Foram obtidos 1003 artigos a partir da busca por palavras-chave, sendo que destes, nove artigos abordavam o tema proposto, sendo eles objeto de análise da revisão. Os artigos estavam distribuídos em sete países, todos por questionário, sendo dois estudos longitudinais e sete transversais. Apenas um artigo avaliou professores escolares, os demais artigos selecionados avaliaram professores universitários. Foram selecionadas as categorias de análise isolamento e suporte, crianças e família, gênero, idade, finanças e estabilidade, saúde física e sono, comparação entre grupos, questões pedagógicas. Grande parte dos participantes das pesquisas analisadas apresentaram níveis altos de depressão, ansiedade e estresse, e relataram aumento da sua carga de trabalho durante a pandemia. As populações mais sujeitas à incidência de depressão, ansiedade e estresse foram mulheres, profissionais mais jovens e indivíduos com crianças em casa. Além disso, foi encontrado que o suporte familiar e no ambiente de trabalho são fatores de proteção contra a incidência dos transtornos supracitados. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Saúde Mental | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
| Título: dc.title | The Impact of the Covid-19 Pandemic on Teachers' Mental Health: A Systematic Literature Review (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: