Ensino antirracista na Educação Infantil: Novas perspectivas para o currículo

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCassiano, Fabiana de França-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-12-01T18:15:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-12-01T18:15:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherEnsino antirracista na Educação Infantil: Novas perspectivas para o currículopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717939-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho discorre sobre a possibilidade de se empreender um ensino antirracista, baseado numa pedagogia decolonial, a partir da educação infantil, considerada primeira etapa da educação básica desde 1996, quando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional determinou que a Educação Infantil passasse a integrar a Educação Básica, equiparando-a aos Ensinos Fundamental e Médio. A Lei n° 10.639/03 determina a inclusão no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira". Considerada como um marco legal que reconhece a cultura afro-brasileira como sendo parte que compõe a sociedade e a identidade do povo brasileiro, essa lei garante aos descendentes dos povos africanos que foram, durante o período colonial e imperial, trazidos escravizados ao Brasil, valorização de sua cultura e o direito de se colocar como agentes históricos no processo de construção da identidade brasileira. A proposta de uma matriz curricular para a educação infantil baseada num ensino antirracista fundamenta-se na análise de conceitos como pedagogia decolonial, afrocentricidade, interculturalidade, raça e também no debate sobre currículo. Procuramos demonstrar neste trabalho a não neutralidade do currículo, seu caráter político e social. O objetivo central desta pesquisa é mostrar a possibilidade de uma “nova” perspectiva de matriz curricular para a Educação Infantil, baseada num ensino que valorize a história africana e afro-brasileira de forma lúdica e criativa, capaz de romper com as barreiras discriminatórias da sociedade que também se manifestam dentro do ambiente escolar e principalmente na modalidade da educação infantil.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.168 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino antirracistapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia Decolonialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículopt_BR
Título: dc.titleEnsino antirracista na Educação Infantil: Novas perspectivas para o currículopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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