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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Cassiano, Fabiana de França | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-12-01T18:15:42Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-12-01T18:15:42Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Ensino antirracista na Educação Infantil: Novas perspectivas para o currículo | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717939 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho discorre sobre a possibilidade de se empreender um ensino antirracista, baseado numa pedagogia decolonial, a partir da educação infantil, considerada primeira etapa da educação básica desde 1996, quando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional determinou que a Educação Infantil passasse a integrar a Educação Básica, equiparando-a aos Ensinos Fundamental e Médio. A Lei n° 10.639/03 determina a inclusão no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira". Considerada como um marco legal que reconhece a cultura afro-brasileira como sendo parte que compõe a sociedade e a identidade do povo brasileiro, essa lei garante aos descendentes dos povos africanos que foram, durante o período colonial e imperial, trazidos escravizados ao Brasil, valorização de sua cultura e o direito de se colocar como agentes históricos no processo de construção da identidade brasileira. A proposta de uma matriz curricular para a educação infantil baseada num ensino antirracista fundamenta-se na análise de conceitos como pedagogia decolonial, afrocentricidade, interculturalidade, raça e também no debate sobre currículo. Procuramos demonstrar neste trabalho a não neutralidade do currículo, seu caráter político e social. O objetivo central desta pesquisa é mostrar a possibilidade de uma “nova” perspectiva de matriz curricular para a Educação Infantil, baseada num ensino que valorize a história africana e afro-brasileira de forma lúdica e criativa, capaz de romper com as barreiras discriminatórias da sociedade que também se manifestam dentro do ambiente escolar e principalmente na modalidade da educação infantil. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1.168 kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino antirracista | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia Decolonial | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Currículo | pt_BR |
| Título: dc.title | Ensino antirracista na Educação Infantil: Novas perspectivas para o currículo | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| FABIANA DE FRANÇA CASSIANO_PROFHISTORIA_UERJ.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/717939/2/FABIANA DE FRANÇA CASSIANO_PROFHISTORIA_UERJ.pdfDownload |
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