Avaliações Externas em Matemática: um estudo das ações e estratégias metodológicas

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Autor(es): dc.contributorEditora Real Conhecer-
Autor(es): dc.contributor.authorCavalcanti, Antonio Aécio Gonçalves Tenório-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-11-30T14:07:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-11-30T14:07:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-30-
identificador: dc.identifier.otherAvaliações Externas em Matemática-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717868-
Resumo: dc.description.abstractA obra intitulada “Avaliações Externas em Matemática: um estudo das ações e estratégias metodológicas” é fruto de uma dissertação de mestrado de Antônio Aécio Gonçalves Tenório Cavalcanti, egresso da Universidad Desarrollo Sustentable. O autor aborda sobre as dificuldades encontradas pela escola nas avaliações externas para a consolidação de políticas públicas educacionais das quais tratam o tema. Logo, o autor observou o trabalho desenvolvido pela escola, por meio da gestão pedagógica e professores de matemática, para a implementação de estratégias metodológicas que contribuem com os avanços significativos a partir dos resultados obtidos pela instituição de ensino. Nesse contexto, o autor reflete também sobre as discussões políticas públicas educacionais, a avaliação em larga escala, o ensino e a avaliação em matemática, o uso de metodologias para o ensino a aprendizagem em matemática, a resolução de problemas matemáticos e o programa fortalecimento da aprendizagem em matemática; escola e professor reflexivo, formação continuada e formação continuada para professores de matemática. Em relação a motivação no ensino da matemática, o autor destaca que No contexto educacional a motivação dos alunos é um importante desafio com que nos devemos confrontar, pois tem implicações diretas na qualidade do envolvimento do aluno com o processo de ensino e aprendizagem. Por fim, o autor enfatiza que as avaliações externas aprofundaram a discussão de procedimentos estatísticos e educométricos, ressaltando a importância da construção de matrizes de avaliação, a padronização de provas e a interpretação pedagógica de resultados, com destaque para a Teoria da Resposta ao Item (TRI), que permite a comparabilidade de resultados ao longo do tempo e entre séries diferentes.-
Tamanho: dc.format.extent4653-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação Externa-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias Metodológicas-
Título: dc.titleAvaliações Externas em Matemática: um estudo das ações e estratégias metodológicas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacional-
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