Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora Real Conhecer | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Cavalcanti, Antonio Aécio Gonçalves Tenório | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-11-30T14:07:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-11-30T14:07:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | Avaliações Externas em Matemática | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717868 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A obra intitulada “Avaliações Externas em Matemática: um estudo das ações e estratégias metodológicas” é fruto de uma dissertação de mestrado de Antônio Aécio Gonçalves Tenório Cavalcanti, egresso da Universidad Desarrollo Sustentable. O autor aborda sobre as dificuldades encontradas pela escola nas avaliações externas para a consolidação de políticas públicas educacionais das quais tratam o tema. Logo, o autor observou o trabalho desenvolvido pela escola, por meio da gestão pedagógica e professores de matemática, para a implementação de estratégias metodológicas que contribuem com os avanços significativos a partir dos resultados obtidos pela instituição de ensino. Nesse contexto, o autor reflete também sobre as discussões políticas públicas educacionais, a avaliação em larga escala, o ensino e a avaliação em matemática, o uso de metodologias para o ensino a aprendizagem em matemática, a resolução de problemas matemáticos e o programa fortalecimento da aprendizagem em matemática; escola e professor reflexivo, formação continuada e formação continuada para professores de matemática. Em relação a motivação no ensino da matemática, o autor destaca que No contexto educacional a motivação dos alunos é um importante desafio com que nos devemos confrontar, pois tem implicações diretas na qualidade do envolvimento do aluno com o processo de ensino e aprendizagem. Por fim, o autor enfatiza que as avaliações externas aprofundaram a discussão de procedimentos estatísticos e educométricos, ressaltando a importância da construção de matrizes de avaliação, a padronização de provas e a interpretação pedagógica de resultados, com destaque para a Teoria da Resposta ao Item (TRI), que permite a comparabilidade de resultados ao longo do tempo e entre séries diferentes. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 4653 | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação Externa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias Metodológicas | - |
Título: dc.title | Avaliações Externas em Matemática: um estudo das ações e estratégias metodológicas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Avaliações Externas em Matemática.pdf | 4.72 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/717868/4/Avaliações Externas em Matemática.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons