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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal De Educação Ciência E Tecnologia Do Rio Grande do Norte | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PAIVA, NUNES, Albino de Oliveira Francisco Jadson Campos de Francisco Jadson Campus de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-11-29T19:50:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-11-29T19:50:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | Oficinas pedagógicas: Os sentidos do trabalho na contemporaneidade | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717852 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Para compreender historicamente o ensino médio integrado a que considerar a dualidade já arraigada historicamente entre um ensino propedêutico e geral para as elites e um ensino profissional e específico para os proletários, faz-se necessário problematizar inicialmente e retrospectivamente o que está dito nos dois decretos, um que separa, e o outro que integra, respectivamente o ensino médio e a educação profissional, os institutos mencionados são, nessa ordem, os decretos no 2.208/97 e no 5.154/04. O primeiro concebia o ensino médio apartado da educação profissional, com matrículas e currículos próprios, como está tipificado no artigo quinto do decreto no 2208/97 - “A educação profissional de nível técnico terá organização curricular própria e independente do ensino médio”. E o segundo advoga pela junção das duas modalidades de ensino em currículos únicos e indissociáveis como está explicitado no artigo quarto do decreto no 5.154/04 com a seguinte redação: “A educação profissional técnica de nível médio, nos termos dispostos no § 2odo art. 36, art. 40 e parágrafo único do art. 41 da lei no 9394 de 1996, será desenvolvida de forma articulada com o ensino médio” e nas formas integrada, concomitante e subsequente. Para Frigotto (2005) o Decreto no 2.208/97 traz não somente a proibição pretendida de “formação integrada, mas regulamenta formas fragmentadas e aligeiradas de educação profissional, em função das alegadas necessidades do mercado, o que ocorreu também por iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE, por meio de sua política de formação profissional”. O que amplia ainda mais o escopo dos objetivos e interesses econômicos das instâncias capitalistas em conluio com o órgão do MTE com suas políticas de educação profissional fragmentárias vinculadas inteiramente para o mercado de trabalho. Ensino médio integrado No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, a oferta de Curso Técnico Integrado, na forma presencial, de acordo com o projeto político dos cursos técnicos, visa: “formar cidadãos críticos e reflexivos que além de atender a demanda de mercado também se comprometam com a responsabilidade social”. (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE, 2012, p.7) Nessa pesquisa, depois de analisar os documentos oficiais que normatizam a criação do ensino médio integrado à educação profissional, e também sua desintegração (decreto no 2.208/97), busca-se compreender alguns dos objetivos do ensino médio integrado à educação profissional no curso técnico de nível médio de informática, em particular, lembrando que esse entendimento se estende para todos os demais cursos médios integrados. Nesse sentido, destaca-se que um dos objetivos específicos do ensino médio integrado será: “A formação crítica e ética frentes às inovações tecnológicas, avaliando seu impacto no desenvolvimento e na construção da sociedade” (PPP p.09). Premissa basilar quando se trata de inserção no mercado de trabalho, para além, da ocupação de um posto de trabalho, considerar os danos causados ou potenciais causados à sociedade pela tecnologia em constante expansão. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 7,78MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Oficinas pedagógicas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia do trabalho | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produto educacional | pt_BR |
Título: dc.title | Oficinas pedagógicas: Os sentidos do trabalho na contemporaneidade | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Oficinas pedagogicas (3).pdf | 7,98 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/717852/2/Oficinas pedagogicas (3).pdfDownload |
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