A PROFISSIONALIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: AS EXPERIÊNCIAS CONSTRUÍDAS NO ESTADO DO CEARÁ, EM MEADOS DO SÉCULO XX

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Autor(es): dc.contributor.authorSousa, Francisco das Chagas de Loiola-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-11-29T15:11:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-11-29T15:11:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://editoraomnisscientia.com.br/catalogos/ciencias-humanas/a-profissionalizacao-do-trabalho-docente-as-experiencias-construidas-no-estado-do-ceara-em-meados-do-seculo-xx/-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717845-
Resumo: dc.description.abstractA presente obra é parte integrante da nossa tese de doutorado, defendida no ano de 2006, na Universidade Federal do Ceará. Ela procura compreender e analisar situações do trabalho docente no Estado do Ceará, em meados do século passado, relativas ao processo de regulamentação do magistério público e particular, notadamente no período de redemocratização política do País, após o Estado Novo. De modo mais específico, discutiremos o status socioeconômico do professorado da rede primária e secundária, tendo por base a política salarial dos docentes. Assim, para reconstruir o processo de profissionalização do trabalho docente no Ceará, procuramos conciliar e confrontar fontes oriundas de periódicos, principalmente de jornais locais, da legislação nacional e estadual e relatos de docentes da rede pública e particular, os quais exerceram magistério no período aqui estudado. Nesta perspectiva, constatamos que o panorama da política educacional, pouco a pouco, reestruturou o trabalho docente. Nesse contexto, o status socioeconômico do professorado começou a se constituir negativamente. Dentre os fatores que contribuíram diretamente para tornar precária as condições de trabalho no magistério público e particular, podemos destacar, como exemplo, o fato de que os investimentos no setor educacional, nesse período, não acompanharam, na mesma proporção, o aumento das matrículas no ensino primário e secundário.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTRABALHO DOCENTEpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPROFISSIONALIZAÇÃOpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectENSINO PÚBLICOpt_BR
Título: dc.titleA PROFISSIONALIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: AS EXPERIÊNCIAS CONSTRUÍDAS NO ESTADO DO CEARÁ, EM MEADOS DO SÉCULO XXpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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