OFICINAS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, MEIO AMBIENTE E NATUREZA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Acrept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFarias, Luciano dos Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorPires, Pierre André Garcia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-11-29T14:23:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-11-29T14:23:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-29-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional Oficinas Pedagógicaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717802-
Resumo: dc.description.abstractA proposta de elaboração de um produto educacional está vinculada à indicação posta no Parecer CNE/CES nº 79/2002 que designa os mestrados profissionais como uma modalidade de curso que enfatiza os estudos voltados para a qualificação de profissionais, no caso do MPECIM, profissionais com vínculo ou formação na área da educação. Neste sentido, os produtos educacionais representam a valorização da relação teoria-prática como a concretização do vínculo inseparável entre a pesquisa e o ensino na produção de conhecimento com base nas questões da realidade do pesquisador (PENTEADO e GARRIDO, 2010). O curso de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática foi, nessa experiência de pesquisa, um ambiente acadêmico que oportunizou a realização da investigação que propositou conhecer um pouco mais sobre quem são os alunos da EJA I e as suas representações sobre o meio ambiente e a natureza. Este é um segmento bem diferenciado dos demais dentro da modalidade EJA de Educação, tendo em vista que estão em processo inicial de alfabetização e em sua maioria, são pessoas próximas ou acima de 40 anos de idade, portanto, com um certo grau de maturidade e de experiência de vida. Por meio da temática que circundou essa pesquisa, foi possível conhecer um pouco mais sobre como pensam e elaboram as suas representações e os objetos de conhecimento com os quais lidam na realidade escolar e fora dela. A proposta de pesquisa executada considerou que meio ambiente e natureza são temas geradores que desencadeiam ânimo para o desenvolvimento de atividades escolares e que conseguem agregar uma variedade de outras possibilidades e interpretações interligadas por fatores socioeconômicos e políticos de grande relevância. Sendo assim, o produto aqui apresentado em forma de material pedagógico voltado para a capacitação de professores da Educação de Jovens e Adultos no desenvolvimento de oficinas práticas contextualizadas, organizadas sobre temáticas que possuem o foco ambiental que envolve a natureza, de maneira a que objetiva promover no clima escolar o incremento de atividades voltadas para a Educação Ambiental. Nesta perspectiva, este Produto Educacional se revela como uma proposição metodológica, no formato de oficinas, que buscam contribuir para a superação de possíveis limitações de compreensão sobre o meio ambiente e a natureza e que abordam a inserção do ser humano como parte integrante do contexto educacional ao qual faz parte, assim como tudo aquilo que constrói e transforma com base nos próprios elementos naturais.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectOficina Pedagógicaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEJApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNaturezapt_BR
Título: dc.titleOFICINAS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, MEIO AMBIENTE E NATUREZA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons