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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Borges, Aline Silvestre | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Jafelice, Rosana Sueli da Motta | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-11-29T12:10:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-11-29T12:10:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional - Aline Silvestre Borges | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717799 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente material foi desenvolvido como parte da dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade Federal de Uberlândia, com o título “Modelagem Matemática e Tecnologias Digitais na Aprendizagem da Teoria dos Conjuntos Fuzzy no Ensino Médio” trata-se de um manual e tutorial com objetivo de auxiliar os professores de matemática, para que possam desenvolver atividades com a utilização de tecnologias digitais e a impressão da maquete em 3D, com o tema a modelagem do risco de rompimento de uma barragem de rejeitos. Para a realização da pesquisa descrita na dissertação, foi desenvolvido um Sistema Baseado em Regras Fuzzy (SBRF), no programa computacional FisPro (Fuzzy Inference System Professional). Esse SBRF foi transferido para a plataforma eletrônica do hardware livre Arduino que é acionado no protótipo 3D da barragem para aplicação das atividades em sala de aula, para responder as questões norteadoras do trabalho: como propor uma sequência didática da lógica fuzzy? é possível ensinar lógica fuzzy no ensino médio? Em razão disso, foram elaboradas dez atividades dinâmicas para desenvolver todo o conteúdo com os estudantes, incluindo a revisão de conjuntos numéricos e a introdução de conjuntos fuzzy, que por meio da construção do SBRF, pode calcular o risco de rompimento de uma barragem, portanto, o manual tem a finalidade de descrever a construção da maquete, para uma melhor visualização do rompimento da barragem. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5,79 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | modelagem matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | tecnologias digitais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria dos Conjuntos Fuzzy | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino médio | pt_BR |
Título: dc.title | Modelagem Matemática e Tecnologias Digitais na Aprendizagem da Teoria dos Conjuntos Fuzzy no Ensino Médio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de mestrado profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
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Produto Educacional - Aline Silvestre Borges.pdf | Produto Educacional - Aline Silvestre Borges | 5.94 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/717799/2/Produto Educacional - Aline Silvestre Borges.pdfDownload |
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