Modelagem Matemática e Tecnologias Digitais na Aprendizagem da Teoria dos Conjuntos Fuzzy no Ensino Médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBorges, Aline Silvestre-
Autor(es): dc.contributor.authorJafelice, Rosana Sueli da Motta-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-11-29T12:10:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-11-29T12:10:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional - Aline Silvestre Borgespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717799-
Resumo: dc.description.abstractO presente material foi desenvolvido como parte da dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade Federal de Uberlândia, com o título “Modelagem Matemática e Tecnologias Digitais na Aprendizagem da Teoria dos Conjuntos Fuzzy no Ensino Médio” trata-se de um manual e tutorial com objetivo de auxiliar os professores de matemática, para que possam desenvolver atividades com a utilização de tecnologias digitais e a impressão da maquete em 3D, com o tema a modelagem do risco de rompimento de uma barragem de rejeitos. Para a realização da pesquisa descrita na dissertação, foi desenvolvido um Sistema Baseado em Regras Fuzzy (SBRF), no programa computacional FisPro (Fuzzy Inference System Professional). Esse SBRF foi transferido para a plataforma eletrônica do hardware livre Arduino que é acionado no protótipo 3D da barragem para aplicação das atividades em sala de aula, para responder as questões norteadoras do trabalho: como propor uma sequência didática da lógica fuzzy? é possível ensinar lógica fuzzy no ensino médio? Em razão disso, foram elaboradas dez atividades dinâmicas para desenvolver todo o conteúdo com os estudantes, incluindo a revisão de conjuntos numéricos e a introdução de conjuntos fuzzy, que por meio da construção do SBRF, pode calcular o risco de rompimento de uma barragem, portanto, o manual tem a finalidade de descrever a construção da maquete, para uma melhor visualização do rompimento da barragem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,79 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectmodelagem matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjecttecnologias digitaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTeoria dos Conjuntos Fuzzypt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino médiopt_BR
Título: dc.titleModelagem Matemática e Tecnologias Digitais na Aprendizagem da Teoria dos Conjuntos Fuzzy no Ensino Médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestrado profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons