Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Borges, Aline Silvestre | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Jafelice, Rosana Sueli da Motta | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-11-29T12:10:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-11-29T12:10:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional - Aline Silvestre Borges | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717799 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente material foi desenvolvido como parte da dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade Federal de Uberlândia, com o título “Modelagem Matemática e Tecnologias Digitais na Aprendizagem da Teoria dos Conjuntos Fuzzy no Ensino Médio” trata-se de um manual e tutorial com objetivo de auxiliar os professores de matemática, para que possam desenvolver atividades com a utilização de tecnologias digitais e a impressão da maquete em 3D, com o tema a modelagem do risco de rompimento de uma barragem de rejeitos. Para a realização da pesquisa descrita na dissertação, foi desenvolvido um Sistema Baseado em Regras Fuzzy (SBRF), no programa computacional FisPro (Fuzzy Inference System Professional). Esse SBRF foi transferido para a plataforma eletrônica do hardware livre Arduino que é acionado no protótipo 3D da barragem para aplicação das atividades em sala de aula, para responder as questões norteadoras do trabalho: como propor uma sequência didática da lógica fuzzy? é possível ensinar lógica fuzzy no ensino médio? Em razão disso, foram elaboradas dez atividades dinâmicas para desenvolver todo o conteúdo com os estudantes, incluindo a revisão de conjuntos numéricos e a introdução de conjuntos fuzzy, que por meio da construção do SBRF, pode calcular o risco de rompimento de uma barragem, portanto, o manual tem a finalidade de descrever a construção da maquete, para uma melhor visualização do rompimento da barragem. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5,79 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | modelagem matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | tecnologias digitais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria dos Conjuntos Fuzzy | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino médio | pt_BR |
Título: dc.title | Modelagem Matemática e Tecnologias Digitais na Aprendizagem da Teoria dos Conjuntos Fuzzy no Ensino Médio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de mestrado profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional - Aline Silvestre Borges.pdf | Produto Educacional - Aline Silvestre Borges | 5.94 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/717799/2/Produto Educacional - Aline Silvestre Borges.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons