
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, Washington Nunes Ribeiro dos, | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-11-29T10:45:30Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-11-29T10:45:30Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| identificador: dc.identifier.other | A Greve de 1985: O Desafio do Ensino de História na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Camaçari-Ba | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717797 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa consistiu em analisar o ensino de história na Educação Profissional Técnica de Nível Médio no Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana (CETEP-RM), em Camaçari na Bahia. Para isso, apresentamos uma proposição de intervenção didática que aproximasse de forma contextualizada o ensino de história, o mundo do trabalho e a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, a partir da compreensão dos processos históricos vivenciados pelos trabalhadores do Pólo Petroquímico de Camaçari em 1985. A partir da metodologia da Pesquisa-Ação esse trabalho visou responder algumas questões: se a utilização de uma Aula-Oficina de história contextualizada com o mundo do trabalho, a história local e o curso técnico em química pode ajudar na vida prática, se consegue formar cidadãos críticos conhecedores dos seus direitos e, sobretudo, se é capaz de formar sujeitos conscientes da sua historicidade. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 7,5MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Educação Profissional; Greve de 1985; Memória operária; Mundo do Trabalho. | pt_BR |
| Título: dc.title | A Greve de 1985: O Desafio do Ensino de História na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Camaçari-Ba | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| WASHINGTON NUNES RIBEIRO DOS SANTOS - PROFHISTÓRIA UNEB.pdf | 7,48 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/717797/2/WASHINGTON NUNES RIBEIRO DOS SANTOS - PROFHISTÓRIA UNEB.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons