Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ERALDA PIMENTEL SANTOS, EMANUELE | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Machado de Sena, Rosa Maria | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Gomes Silveira de Senna, Mary Lúcia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-11-28T19:21:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-11-28T19:21:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto_Educacional Emanuele Eralda | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717787 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho resulta de uma pesquisa de mestrado em ensino do Programa de Pós- Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). O objetivo deste trabalho foi ofertar um curso para a elaboração de projetos de pesquisa científica, intitulado: “Pesquise já”, ministrado tanto na modalidade presencial quanto online, buscando, por meio de questionários, compreender a importância da pesquisa e da iniciação científica para a formação integral dos estudantes do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) - Campus Palmas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de intenção convidando os estudantes a realizarem o curso, a aplicação da atividade propriamente dita, a avaliação dos resultados por meio de comparação com a pesquisa de intenção e a verificação do interesse desses estudantes após a atividade. O curso foi estruturado em uma linguagem acessível ao Ensino Médio, à luz da teoria da transposição didática proposta por Yves Chevallard e dos princípios norteadores da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A proposta de ensino do “Pesquise Já” foi aplicada aos estudantes vinculados ao Ensino Médio Integrado do IFTO – Campus Palmas de acordo com as etapas que compõem um projeto de pesquisa científica. Ao findá-la, realizou-se uma avaliação comparativa (antes e depois) para aferir a percepção dos estudantes sobre o produto educacional proposto e sobre a elaboração de projetos de pesquisa científica após terem conhecido ambos mais profundamente. A metodologia aplicada foi de natureza quantiqualitativa. Os dados foram obtidos por meio da utilização de questionários e analisados pelo método da categorização. A pesquisa de intenção em participação no curso para elaboração de projeto de pesquisa identificou a necessidade de os estudantes serem instigados à participação de programas de incentivo à pesquisa. A fim de que os estudantes pudessem construir seus próprios projetos, aplicou-se o “Pesquise Já” a 60 estudantes sendo que a construção dos projetos foi concluída por dezenove estudantes na modalidade presencial e oito na modalidade online. Como considerações finais, ressalta-se a importância do envolvimento de toda comunidade acadêmica tendo em vista a reação positiva e familiarizada dos estudantes após a aplicação do Produto Educacional. Sobretudo, destacou-se a relevância do papel do docente no sentido de desenvolver propostas de ensino didáticas e metodológicas que instiguem os estudantes à prática da pesquisa, desde o Ensino Médio, requerendo, para tanto, autonomia, criatividade e disciplina, características que precisam ser estimuladas ao longo do percurso estudantil | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 60mg | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa Científica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Autonomia estudantil | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia científica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
Título: dc.title | Elaboração de Projeto de Pesquisa Curso nas Modalidades Presencial e Online | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação, Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto_Educacional Emanuele Final.pdf | 61,58 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/717787/2/Produto_Educacional Emanuele Final.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons