Elaboração de Projeto de Pesquisa Curso nas Modalidades Presencial e Online

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantinspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorERALDA PIMENTEL SANTOS, EMANUELE-
Autor(es): dc.contributor.authorMachado de Sena, Rosa Maria-
Autor(es): dc.contributor.authorGomes Silveira de Senna, Mary Lúcia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-11-28T19:21:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-11-28T19:21:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-09-
identificador: dc.identifier.otherProduto_Educacional Emanuele Eraldapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717787-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho resulta de uma pesquisa de mestrado em ensino do Programa de Pós- Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). O objetivo deste trabalho foi ofertar um curso para a elaboração de projetos de pesquisa científica, intitulado: “Pesquise já”, ministrado tanto na modalidade presencial quanto online, buscando, por meio de questionários, compreender a importância da pesquisa e da iniciação científica para a formação integral dos estudantes do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) - Campus Palmas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de intenção convidando os estudantes a realizarem o curso, a aplicação da atividade propriamente dita, a avaliação dos resultados por meio de comparação com a pesquisa de intenção e a verificação do interesse desses estudantes após a atividade. O curso foi estruturado em uma linguagem acessível ao Ensino Médio, à luz da teoria da transposição didática proposta por Yves Chevallard e dos princípios norteadores da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A proposta de ensino do “Pesquise Já” foi aplicada aos estudantes vinculados ao Ensino Médio Integrado do IFTO – Campus Palmas de acordo com as etapas que compõem um projeto de pesquisa científica. Ao findá-la, realizou-se uma avaliação comparativa (antes e depois) para aferir a percepção dos estudantes sobre o produto educacional proposto e sobre a elaboração de projetos de pesquisa científica após terem conhecido ambos mais profundamente. A metodologia aplicada foi de natureza quantiqualitativa. Os dados foram obtidos por meio da utilização de questionários e analisados pelo método da categorização. A pesquisa de intenção em participação no curso para elaboração de projeto de pesquisa identificou a necessidade de os estudantes serem instigados à participação de programas de incentivo à pesquisa. A fim de que os estudantes pudessem construir seus próprios projetos, aplicou-se o “Pesquise Já” a 60 estudantes sendo que a construção dos projetos foi concluída por dezenove estudantes na modalidade presencial e oito na modalidade online. Como considerações finais, ressalta-se a importância do envolvimento de toda comunidade acadêmica tendo em vista a reação positiva e familiarizada dos estudantes após a aplicação do Produto Educacional. Sobretudo, destacou-se a relevância do papel do docente no sentido de desenvolver propostas de ensino didáticas e metodológicas que instiguem os estudantes à prática da pesquisa, desde o Ensino Médio, requerendo, para tanto, autonomia, criatividade e disciplina, características que precisam ser estimuladas ao longo do percurso estudantilpt_BR
Tamanho: dc.format.extent60mgpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa Científicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAutonomia estudantilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia científicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
Título: dc.titleElaboração de Projeto de Pesquisa Curso nas Modalidades Presencial e Onlinept_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação, Profissional e Tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons