Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFPR - Campus Curitiba | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Juliane Aparecida Matos da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lemos Junior, Wilson | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-11-28T13:44:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-11-28T13:44:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | PERCORRENDO A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL: UM OLHAR DE GÊNERO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717784 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto foi desenvolvido como parte da dissertação realizada no PROFEPT (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica), "Um olhar de gênero sob as edições da Revista Eu Sei Tudo (1917 a 1958): costumes tradicionais", na linha de pesquisa de Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos da Educação Profissional e Tecnológica. Na dissertação, objetivou-se trabalhar com a Revista Eu Sei Tudo, publicada no Brasil entre 1917 a 1958. O Produto Educacional versa sobre a história da educação profissional feminina brasileira e justifica-se pela necessidade de compreender a origem da inserção tardia na educação profissional pelas mulheres no Brasil. Perpassa pelo modelo de família instituído o período e pelas implicações do papel do Estado na relação econômica e social estabelecida entre capital e trabalho, naquilo em que constituiu como cotidiano das famílias. O e-book divide-se em três partes: a primeira parte, relaciona a inserção da mulher na educação profissional; a segunda parte, analisa as implicações de ordem econômica, política e social no contexto da EPT; e por fim, a terceira parte, aborda o modelo de família normatizado e naturalizado no período, que reverberou no cotidiano familiar de seus membros: a família nuclear burguesa. São utilizados artigos, charges, notas, páginas, propagandas comerciais e reportagens da Revista Eu Sei Tudo, cujas edições são as primeiras de cada ano. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 19 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino profissional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Revista eu sei Tudo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Título: dc.title | PERCORRENDO A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL: UM OLHAR DE GÊNERO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | ProfEPT (Mestrado Profissional em Educação Profissional em Rede Nacional) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional Juliane Costa.pdf | 19,39 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/717784/2/Produto Educacional Juliane Costa.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons