Ensino de História Indígena - uma proposta de sequência didática a partir do projeto escolar Entre Idas e Vindas: cartas que entrelaçam

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Roraimapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorARAÚJO, HSTÉFFANY PEREIRA MUNIZ-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-11-25T18:41:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-11-25T18:41:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-16-
identificador: dc.identifier.otherEnsino de História Indígena projeto escolar - uma proposta de sequência didática a partir do Entre Idas e Vindas: cartas que entrelaçampt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717739-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação discute o ensino de História Indígena a partir do projeto escolar Entre idas e vindas: cartas que entrelaçam, desenvolvido no ano de 2017. A atividade consistia na troca de cartas entre alunos de uma escola particular na cidade de Boa Vista – Roraima e alunos de uma escola da comunidade indígena Bananal, de Pacaraima – Roraima. Partindo das cartas produzidas e de uma breve revisão de literatura, analisamos o ensino de História Indígena em Roraima, onde fizemos um levantamento dos trabalhos de conclusão de curso – TCC, dissertações de mestrado e teses de doutorado sobre a temática, bem como das disciplinas ministradas nos cursos de graduação em História, tomando por base as informações disponíveis na página eletrônica das universidades públicas do estado, com o intuito de verificar quais dessas pesquisas e/ou disciplinas se dedicam ao tema e quais as abordagens adotadas. Além disso, analisamos como a temática indígena é abordada no Documento Curricular de Roraima para o ensino de História. Na terceira e última parte do trabalho, discutimos o conceito de sequência didática e, tendo em vista os encaminhamentos da pesquisa didático-histórica, elaboramos, como produto dessa dissertação, um caderno de sequências didáticas voltadas para o ensino de História no 6º e 7º ano,por meio das quais se propõe uma reflexão sobre os povos indígenas, especialmente os de Roraima, como povos heterogêneos, com passado e presente.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent44.704 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectensino de História; ensino de História Indígena; sequência didática; troca de cartaspt_BR
Título: dc.titleEnsino de História Indígena - uma proposta de sequência didática a partir do projeto escolar Entre Idas e Vindas: cartas que entrelaçampt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistóriapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons