Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Damaceno, Marcus Vinicius | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-11-25T17:26:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-11-25T17:26:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-01 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717737 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo desta dissertação é explorar o conteúdo sobre forças inerciais como uma forma alternativa de combater os argumentos terraplanistas, baseados em uma teoria conspiratória baseada em pseudociência. A ideia é discutir os efeitos detectáveis das forças centrífuga e de Coriolis e sua relação com o formato esférico do planeta Terra, em contraponto ao formato discoidal defendido pelo terraplanismo. Teorias conspiratórias têm sido promovidas largamente, principalmente em mídias sociais como “verdades ocultas”, disseminando-se no imaginário popular e alimentadas pela falta de conhecimento científico de grande parte dos cidadãos comuns. Na tentativa de corrigir algumas dessas distorções conceituais sobre o assunto, uma sequência didática, voltada para alunos do primeiro ano do Ensino Médio, foi elaborada baseando-se na dinâmica dos três momentos pedagógicos, de modo a destacar como a ciência, em especial conhecimentos sobre sistemas não inerciais, pode lançar luz sobre esse assunto. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Forças fictícias | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Terraplanismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Vídeoanálise | pt_BR |
Título: dc.title | Terraplanismo e Forças Fictícias: uma proposta para sala de aula | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFIS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProFis |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
T2019-Marcus Vinicius Damaceno-Dissertação Produto.pdf | Produto Educacional | 8,89 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/717737/2/T2019-Marcus Vinicius Damaceno-Dissertação Produto.pdfDownload |
T2019-Marcus Vinicius Damaceno-Dissertação Completa.pdf | Dissertação | 16,51 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/717737/3/T2019-Marcus Vinicius Damaceno-Dissertação Completa.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons