Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFF | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Magno | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Carvalho, Adelson | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-11-25T17:14:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-11-25T17:14:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-25 | - |
identificador: dc.identifier.other | Evolução.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717715 | - |
Resumo: dc.description.abstract | São muitas as dificuldades enfrentadas pelos professores e estudantes no processo de ensino e aprendizagem de Biologia Evolutiva. Isso decorre das concepções que os estudantes têm sobre o tema e da superficialidade com que o mesmo é abordado no ensino de Ciências. Tais concepções configuram modelos mentais que os estudantes têm sobre o tema e que foram construídos a partir de suas vivências e experiências permeadas por aspectos sociais, históricos e culturais. Buscar uma abordagem dessa temática que valorize os modelos conceituais científicos, sem com isso depreciar questões religiosas e culturais é fundamental para se criar um ambiente dialógico e aprazível para a aprendizagem de Biologia Evolutiva em nossas salas de aula. Além disso, o uso de metodologias de ensino que promovem o pensar científico, o trabalho colaborativo e o protagonismo, associadas a tecnologias digitais podem, em muito, otimizar o processo de ensino e aprendizagem da temática. Este Caderno Digital de Apoio ao Professor teve origem a partir de uma pesquisa que buscou investigar como a metodologia ativa de ensino Sala de Aula Invertida com apoio do uso pedagógico de smartphones pode contribuir para a ampliação de modelos mentais dos estudantes do Ensino Fundamental acerca da Biologia Evolutiva. Tal pesquisa é descrita na dissertação de Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias intitulada “Uma investigação do processo de ensino e aprendizagem em Biologia Evolutiva segundo a Teoria dos Modelos Mentais de Johnson-Laird”. O referido caderno digital é composto de uma discussão sobre o ensino de Biologia Evolutiva, um aporte teórico sobre a Teoria dos Modelos Mentais de Johnson-Laird e sobre a metodologia de ensino Sala de Aula Invertida, além da Sequência Didática sobre Biologia Evolutiva. Assim, pretendemos proporcionar ao professor que deseje utilizar ou adaptar esta proposta pedagógica, uma visão holística do tema Biologia Evolutiva, que por sua vez facilite sua compreensão pelos estudantes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 37,1 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | evolução | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | biologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | darwin | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino fundamental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de ciências | pt_BR |
Título: dc.title | Evolução: desconstruindo, construindo e reconstruindo conceitos. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Ensino Fundamental | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Biologia" | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto_Educacional_MPET_Costa_Carvalho.pdf | Material de Apoio para Ensino de Biologia | 36,24 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/717715/2/Produto_Educacional_MPET_Costa_Carvalho.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons