Referenciais à avaliação da Educação Profissional técnica de Nível Médio

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Brasília - IFBpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlbuquerque, Ana Elizabeth Maia de-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Cláudio Nei nascimento da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-11-24T21:59:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-11-24T21:59:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-29-
identificador: dc.identifier.otherReferenciais à avaliação da Educação Profissional técnica de Nível Médiopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717685-
Resumo: dc.description.abstractO sistema educacional brasileiro adotou várias iniciativas de avaliação no decorrer das últimas décadas. Na educação básica, há fontes de informação disponíveis a partir do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica. Na educação superior, há o Censo da Educação Superior e o Sistema de Avaliação da Educação Superior. Contudo, essas iniciativas abarcam de forma insuficiente a Educação Profissional Tecnológica. O estudo objetiva propor referenciais para a avaliação educacional da EPT que considerem as particularidades que caracterizam esta modalidade educacional. Para tanto, a proposta é criar um referencial de avaliação educacional considerando tanto modelos externos e em larga escala como bases conceituais para uma avaliação adequada à modalidade, além de analisar as experiências já realizadas pela avaliação educacional da EPT no Brasil. Assim, é possível identificar suas concepções para apresentar referenciais à avaliação da Educação Profissional Tecnológica de nível médio das redes escolares públicas e privadas como produto educativo do Mestrado Profissional ProfEPT. Metodologicamente, este trabalho contém duas partes: (i) revisão de literatura sobre a articulação entre o ensino médio e a educação profissional; a avaliação educacional com ênfase nos modelos externos e em larga escala; e as especificidades da educação profissional e tecnológica; e (ii) pesquisa documental sobre as experiências consolidadas de avaliação educacional da EPT no Brasil nas diferentes redes de oferta da educação profissional técnica de ensino médio - federal, estadual e privada -, com vistas à análise e à identificação das concepções que sustentam as respectivas experiências. Como produto educacional, apresentam-se referenciais à avaliação da educação profissional técnica de nível médio.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent51,6 mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação da Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional Técnica de Nível Médiopt_BR
Título: dc.titleReferenciais à avaliação da Educação Profissional técnica de Nível Médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPTpt_BR
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