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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Brasília - IFB | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Albuquerque, Ana Elizabeth Maia de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Cláudio Nei nascimento da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-11-24T21:59:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-11-24T21:59:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | Referenciais à avaliação da Educação Profissional técnica de Nível Médio | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717685 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O sistema educacional brasileiro adotou várias iniciativas de avaliação no decorrer das últimas décadas. Na educação básica, há fontes de informação disponíveis a partir do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica. Na educação superior, há o Censo da Educação Superior e o Sistema de Avaliação da Educação Superior. Contudo, essas iniciativas abarcam de forma insuficiente a Educação Profissional Tecnológica. O estudo objetiva propor referenciais para a avaliação educacional da EPT que considerem as particularidades que caracterizam esta modalidade educacional. Para tanto, a proposta é criar um referencial de avaliação educacional considerando tanto modelos externos e em larga escala como bases conceituais para uma avaliação adequada à modalidade, além de analisar as experiências já realizadas pela avaliação educacional da EPT no Brasil. Assim, é possível identificar suas concepções para apresentar referenciais à avaliação da Educação Profissional Tecnológica de nível médio das redes escolares públicas e privadas como produto educativo do Mestrado Profissional ProfEPT. Metodologicamente, este trabalho contém duas partes: (i) revisão de literatura sobre a articulação entre o ensino médio e a educação profissional; a avaliação educacional com ênfase nos modelos externos e em larga escala; e as especificidades da educação profissional e tecnológica; e (ii) pesquisa documental sobre as experiências consolidadas de avaliação educacional da EPT no Brasil nas diferentes redes de oferta da educação profissional técnica de ensino médio - federal, estadual e privada -, com vistas à análise e à identificação das concepções que sustentam as respectivas experiências. Como produto educacional, apresentam-se referenciais à avaliação da educação profissional técnica de nível médio. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 51,6 mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional Técnica de Nível Médio | pt_BR |
Título: dc.title | Referenciais à avaliação da Educação Profissional técnica de Nível Médio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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PRODUTO EDUCACIONAL - ANA ELIZABETH M. DE ALBUQUERQUE.pdf | 52,89 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/717685/2/PRODUTO EDUCACIONAL - ANA ELIZABETH M. DE ALBUQUERQUE.pdfDownload |
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