Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FERREIRA, Valter da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-11-25T10:43:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-11-25T10:43:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | FILMES CONTAM HISTÓRIAS, CONSTROEM CONHECIMENTOS: A RELAÇÃO ENTRE CINEMA E APRENDIZAGEM HISTÓRICA A PARTIR DOS FILMES O QUE É ISSO, COMPANHEIRO? E BATISMO DE SANGUE | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717676 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação corresponde ao resultado das inquietações e anseios que mobilizam a procura constante pelo desenvolvimento de um processo de ensino e aprendizagem significativo, considerando, assim, o cinema como um forte potencial para contribuir com a aprendizagem histórica dos estudantes. Procurou-se, neste trabalho, trazer reflexões sobre a relação entre cinema e História e ensino de História, as imagens e sua importância na sociedade, a escola na contemporaneidade, a relação com o saber, consciência histórica e aprendizagem histórica compuseram o conjunto das discussões abordadas neste trabalho e que visaram contribuir com os estudos sobre o ensino de história. Além disso, as atividades realizadas a partir dos filmes O que é isso, companheiro? e Batismo de sangue configuraram-se no cerne da pesquisa, das quais se obteve dados e elementos para solidificar muitas das ideias levantadas em defesa da utilização do cinema na escola. A pesquisa foi realizada com atividades e exibições dos filmes O que é isso, companheiro? e Batismo de sangue para estudantes do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual João Durval Carneiro, em Feira de Santana-BA. Dessas atividades, fundamentada na concepção de aula-oficina, resultaram na proposta de intervenção pedagógica (o produto) que corresponde a sugestão de uma aula-oficina sobre a ditadura militar no Brasil utilizando esses filmes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,7 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Cinema e História; Aprendizagem histórica; | pt_BR |
Título: dc.title | FILMES CONTAM HISTÓRIAS, CONSTROEM CONHECIMENTOS: A RELAÇÃO ENTRE CINEMA E APRENDIZAGEM HISTÓRICA A PARTIR DOS FILMES O QUE É ISSO, COMPANHEIRO? E BATISMO DE SANGUE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
VALTER SILVA FERREIRA - PROFHISTÓRIA UNEB.pdf | 1,61 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/717676/2/VALTER SILVA FERREIRA - PROFHISTÓRIA UNEB.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons