FILMES CONTAM HISTÓRIAS, CONSTROEM CONHECIMENTOS: A RELAÇÃO ENTRE CINEMA E APRENDIZAGEM HISTÓRICA A PARTIR DOS FILMES O QUE É ISSO, COMPANHEIRO? E BATISMO DE SANGUE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFERREIRA, Valter da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-11-25T10:43:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-11-25T10:43:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherFILMES CONTAM HISTÓRIAS, CONSTROEM CONHECIMENTOS: A RELAÇÃO ENTRE CINEMA E APRENDIZAGEM HISTÓRICA A PARTIR DOS FILMES O QUE É ISSO, COMPANHEIRO? E BATISMO DE SANGUEpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717676-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação corresponde ao resultado das inquietações e anseios que mobilizam a procura constante pelo desenvolvimento de um processo de ensino e aprendizagem significativo, considerando, assim, o cinema como um forte potencial para contribuir com a aprendizagem histórica dos estudantes. Procurou-se, neste trabalho, trazer reflexões sobre a relação entre cinema e História e ensino de História, as imagens e sua importância na sociedade, a escola na contemporaneidade, a relação com o saber, consciência histórica e aprendizagem histórica compuseram o conjunto das discussões abordadas neste trabalho e que visaram contribuir com os estudos sobre o ensino de história. Além disso, as atividades realizadas a partir dos filmes O que é isso, companheiro? e Batismo de sangue configuraram-se no cerne da pesquisa, das quais se obteve dados e elementos para solidificar muitas das ideias levantadas em defesa da utilização do cinema na escola. A pesquisa foi realizada com atividades e exibições dos filmes O que é isso, companheiro? e Batismo de sangue para estudantes do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual João Durval Carneiro, em Feira de Santana-BA. Dessas atividades, fundamentada na concepção de aula-oficina, resultaram na proposta de intervenção pedagógica (o produto) que corresponde a sugestão de uma aula-oficina sobre a ditadura militar no Brasil utilizando esses filmes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,7 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Cinema e História; Aprendizagem histórica;pt_BR
Título: dc.titleFILMES CONTAM HISTÓRIAS, CONSTROEM CONHECIMENTOS: A RELAÇÃO ENTRE CINEMA E APRENDIZAGEM HISTÓRICA A PARTIR DOS FILMES O QUE É ISSO, COMPANHEIRO? E BATISMO DE SANGUEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons