POESIA “DAS MINAS” E AUTOESTIMA: ENSINO DE HISTÓRIA CONTRA A DISCRIMINAÇÃO DE RAÇA E DE GÊNERO

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Campinaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSchio, Priscila Carboneri-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-11-24T13:44:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-11-24T13:44:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-30-
identificador: dc.identifier.otherPOESIA “DAS MINAS” E AUTOESTIMA: ENSINO DE HISTÓRIA CONTRA A DISCRIMINAÇÃO DE RAÇA E DE GÊNEROpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717671-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação visa construir uma sequência didática interdisciplinar envolvendo História e Literatura, que culmine com a elaboração, por parte dos alunos e alunas do 7º ano do ensino fundamental II, de um livreto de poesias ou de um blog que apresentem os desdobramentos dos temas trabalhados durante as aulas planejadas e que contemplem, se possível, inspirações autobiográficas. Serão propostas atividades que estimulem o gosto pela leitura e pela escuta desse gênero literário, a partir de reflexões sobre o contexto de formação e crescimento do Movimento Slam, que resumidamente, consiste em competições literárias de poesias e reúne, entre seus/suas participantes, grande número de jovens negras. Serão oferecidas também aos discentes textos de autoria de diversas escritoras negras brasileiras. Os principais objetivos a serem alcançados são promover entre os/as discentes a compreensão e o reconhecimento dos privilégios da branquitude, e assim, evidenciar situações vivenciadas pelas mulheres que sofrem com o machismo e/ou o racismo e ainda com a desigualdade social e, concomitantemente, viabilizar o sentimento de autoestima entre as estudantes afrodescendentes, através da análise das obras literárias de mulheres negras, poetas, jovens e brasileiras. Para isso, pretendo refletir teoricamente sobre os contextos de formação de movimentos feministas e antirracistas no Brasil, destacando as reivindicações específicas das mulheres negras que levaram à estruturação de movimentos feministas negros, que tem lutado por reconhecimento através de uma maior inserção por parte dessas mulheres em espaços de maior visibilidade e prestígio social. Tais análises serão desenvolvidas a partir de uma revisão bibliográfica sobre os temas em questão e do trabalho com as fontes escolhidas que, a priori, são produções artísticas no âmbito da poesia ―de rua‖, compostas e interpretadas por mulheres negras da atualidade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,4MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectHistória – Estudo e Ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAutoestimapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBranquitudept_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória da Literaturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFeminismo Negropt_BR
Título: dc.titlePOESIA “DAS MINAS” E AUTOESTIMA: ENSINO DE HISTÓRIA CONTRA A DISCRIMINAÇÃO DE RAÇA E DE GÊNEROpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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