
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Campinas | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Schio, Priscila Carboneri | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-11-24T13:44:14Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-11-24T13:44:14Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-30 | - |
| identificador: dc.identifier.other | POESIA “DAS MINAS” E AUTOESTIMA: ENSINO DE HISTÓRIA CONTRA A DISCRIMINAÇÃO DE RAÇA E DE GÊNERO | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717671 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação visa construir uma sequência didática interdisciplinar envolvendo História e Literatura, que culmine com a elaboração, por parte dos alunos e alunas do 7º ano do ensino fundamental II, de um livreto de poesias ou de um blog que apresentem os desdobramentos dos temas trabalhados durante as aulas planejadas e que contemplem, se possível, inspirações autobiográficas. Serão propostas atividades que estimulem o gosto pela leitura e pela escuta desse gênero literário, a partir de reflexões sobre o contexto de formação e crescimento do Movimento Slam, que resumidamente, consiste em competições literárias de poesias e reúne, entre seus/suas participantes, grande número de jovens negras. Serão oferecidas também aos discentes textos de autoria de diversas escritoras negras brasileiras. Os principais objetivos a serem alcançados são promover entre os/as discentes a compreensão e o reconhecimento dos privilégios da branquitude, e assim, evidenciar situações vivenciadas pelas mulheres que sofrem com o machismo e/ou o racismo e ainda com a desigualdade social e, concomitantemente, viabilizar o sentimento de autoestima entre as estudantes afrodescendentes, através da análise das obras literárias de mulheres negras, poetas, jovens e brasileiras. Para isso, pretendo refletir teoricamente sobre os contextos de formação de movimentos feministas e antirracistas no Brasil, destacando as reivindicações específicas das mulheres negras que levaram à estruturação de movimentos feministas negros, que tem lutado por reconhecimento através de uma maior inserção por parte dessas mulheres em espaços de maior visibilidade e prestígio social. Tais análises serão desenvolvidas a partir de uma revisão bibliográfica sobre os temas em questão e do trabalho com as fontes escolhidas que, a priori, são produções artísticas no âmbito da poesia ―de rua‖, compostas e interpretadas por mulheres negras da atualidade. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2,4MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | História – Estudo e Ensino | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Autoestima | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Branquitude | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | História da Literatura | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Feminismo Negro | pt_BR |
| Título: dc.title | POESIA “DAS MINAS” E AUTOESTIMA: ENSINO DE HISTÓRIA CONTRA A DISCRIMINAÇÃO DE RAÇA E DE GÊNERO | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| priscila carboneri schio.pdf | 2,4 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/717671/2/priscila carboneri schio.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons