Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Campinas | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Martins, Paulo Roberto Terra | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-11-24T13:36:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-11-24T13:36:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-24 | - |
identificador: dc.identifier.other | USO DE REPOSITÓRIOS DIGITAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA: O CASO DAS FONTES SOBRE O INTEGRALISMO (1935-1942) | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717670 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação apresenta o resultado de reflexões e pesquisas sobre o uso de fontes digitalizadas em atividades de ensino-aprendizagem de História. A partir dos apontamentos de variados autores, discute a utilização das novas tecnologias digitais de informação e comunicação no processo educativo, e analisa os repositórios digitais do Arquivo Público Mineiro e da Hemeroteca Digital Brasileira da Biblioteca Nacional. Na análise dos referidos repositórios, buscou-se conhecer a constituição de seus acervos digitalizados, suas características e seus respectivos sistemas de busca, atentando para fatores que podem comprometer a objetividade da pesquisa histórica em acervos deste tipo. Apoiado nestas reflexões e análises, propõe-se uma ferramenta didático-pedagógica que, a partir do estudo das fontes sobre o Integralismo, possa ser utilizada com alunos do segundo ano do ensino médio para a compreensão histórica do referido movimento político. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,3MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Arquivo Público Mineiro | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca Nacional (Brasil) | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inovações Tecnológicas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias digitais da informação e comunicação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Integralismo | pt_BR |
Título: dc.title | USO DE REPOSITÓRIOS DIGITAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA: O CASO DAS FONTES SOBRE O INTEGRALISMO (1935-1942) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
paulo roberto terra martins.pdf | 3,28 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/717670/2/paulo roberto terra martins.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons