USO DE REPOSITÓRIOS DIGITAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA: O CASO DAS FONTES SOBRE O INTEGRALISMO (1935-1942)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Campinaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMartins, Paulo Roberto Terra-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-11-24T13:36:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-11-24T13:36:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-24-
identificador: dc.identifier.otherUSO DE REPOSITÓRIOS DIGITAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA: O CASO DAS FONTES SOBRE O INTEGRALISMO (1935-1942)pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717670-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação apresenta o resultado de reflexões e pesquisas sobre o uso de fontes digitalizadas em atividades de ensino-aprendizagem de História. A partir dos apontamentos de variados autores, discute a utilização das novas tecnologias digitais de informação e comunicação no processo educativo, e analisa os repositórios digitais do Arquivo Público Mineiro e da Hemeroteca Digital Brasileira da Biblioteca Nacional. Na análise dos referidos repositórios, buscou-se conhecer a constituição de seus acervos digitalizados, suas características e seus respectivos sistemas de busca, atentando para fatores que podem comprometer a objetividade da pesquisa histórica em acervos deste tipo. Apoiado nestas reflexões e análises, propõe-se uma ferramenta didático-pedagógica que, a partir do estudo das fontes sobre o Integralismo, possa ser utilizada com alunos do segundo ano do ensino médio para a compreensão histórica do referido movimento político.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,3MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectArquivo Público Mineiropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca Nacional (Brasil)pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInovações Tecnológicaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias digitais da informação e comunicaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIntegralismopt_BR
Título: dc.titleUSO DE REPOSITÓRIOS DIGITAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA: O CASO DAS FONTES SOBRE O INTEGRALISMO (1935-1942)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons