A TEMÁTICA INDÍGENA NA ESCOLA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS ENTRE A PRÁTICA E A TEORIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Campinaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorZanon, Leny Russi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-11-24T13:30:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-11-24T13:30:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-13-
identificador: dc.identifier.otherA TEMÁTICA INDÍGENA NA ESCOLA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS ENTRE A PRÁTICA E A TEORIApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717669-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa visa refletir sobre a importância de práticas pedagógicas voltadas à valorização da pluralidade cultural nas aulas de história no Ensino Médio, problematizando as representações sociais em relação às temáticas indígenas, após a aprovação da Lei 11.645/08. Esta dissertação analisa o tema das representações sociais dos indígenas ao longo da história do Brasil e as recentes reformulações curriculares nacionais que buscaram garantir princípios constitucionais de promoção de igualdade e respeito à diversidade cultural. Assim, este estudo, buscou compreender se essas políticas públicas atingem seus objetivos, analisando-se a prática escolar assistida pelos materiais didáticos utilizados nas escolas públicas do Estado de São Paulo, entre 2008-2018 (Caderno do Professor e Caderno do Aluno). Para isso, analisou-se seu conteúdo, sob a perspectiva de vários autores do campo do currículo. Como proposta de intervenção pedagógica, foi apresentada uma Sequência Didática com a temática da participação dos indígenas na elaboração da atual Constituição brasileira.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,4MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIndígenaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMaterial didáticopt_BR
Título: dc.titleA TEMÁTICA INDÍGENA NA ESCOLA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS ENTRE A PRÁTICA E A TEORIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons