Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Campinas | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Abrantes, Inácio Walacy de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-11-24T13:25:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-11-24T13:25:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E ENSINO DE HISTÓRIA: OS BENS CULTURAIS DE GUAXUPÉ/MG NA SALA DE AULA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717667 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho aborda questões ligadas ao patrimônio histórico e cultural do município de Guaxupé/MG, a partir de uma visão voltada para educação patrimonial. Numa primeira parte, encontram-se as discussões teórico-metodológicas acerca de alguns conceitos básicos, tais como: patrimônio cultural, educação patrimonial, cultura, memória, tombamento, registro e inventário. Em seguida, apresento os bens culturais tombados, registrados e inventariados de Guaxupé, bem como uma sequência didática acerca dos mesmos. O objetivo foi transformar toda a política municipal de proteção ao patrimônio cultural – desenvolvida desde 1997 pelo Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Guaxupé (CDMPHC) –, em um material didático (com textos; imagens; exercícios de múltipla escolha; questões abertas; palavras-cruzadas etc) a ser utilizado como ferramenta de educação patrimonial nos 9os anos do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Dessa forma, o meu produto final no Profhistória contribuirá para a valorização e difusão do patrimônio cultural local. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 99,6MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Patrimonial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Patrimônio Cultural | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História Local | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem histórica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Saberes e práticas no espaço escolar | pt_BR |
Título: dc.title | EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E ENSINO DE HISTÓRIA: OS BENS CULTURAIS DE GUAXUPÉ/MG NA SALA DE AULA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
inacio wallace de souza abrantes.pdf | 99,6 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/717667/2/inacio wallace de souza abrantes.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons