
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Campinas | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Guiraldo, André Janotte | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-11-24T12:51:47Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-11-24T12:51:47Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-31 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Tour virtual pelo Brasil do século XVII [recurso eletrônico] : possibilidades interativas entre a escola e a iconografia do Brasil açucareiro | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717664 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo desenvolver uma solução didática para o ensino de História utilizando ferramentas de tecnologia da informação. Nesse sentido, foi produzido um cenário digital tridimensional, especificamente um engenho açucareiro, inspirado na iconografia brasileira do século XVII, por meio da observação e análise das obras do pintor holandês Frans Post. O intuito foi criar alternativas didáticas úteis aos professores de história, no sentido de potencializar em seus alunos o aprendizado da iconografia colonial brasileira. Desta forma, o trabalho se dividiu em duas etapas: a primeira, de análise da iconografia brasileira do século XVII, e a segunda, de construção do cenário digital a partir das informações obtidas por meio dos quadros de Frans Post. Após a observação dos quadros conhecidos do artista, foram selecionados alguns que contivessem engenhos açucareiros e, assim, pôde ser feita a análise das informações arquitetônicas visíveis que pudessem contribuir para uma modelagem 3D. Por fim, com a utilização de aplicativos e ferramentas digitais especializadas, foi construído o produto didático que este trabalho busca apresentar. | - |
| Tamanho: dc.format.extent | 2,4MB | - |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Engenho | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Frans Post | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Iconografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | - |
| Título: dc.title | Tour virtual pelo Brasil do século XVII [recurso eletrônico] : possibilidades interativas entre a escola e a iconografia do Brasil açucareiro | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | - |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | - |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| andre janotte guirado.pdf | 2,44 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/717664/2/andre janotte guirado.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons