
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | GUIMARÃES, FERNANDO MANUEL SEIXAS | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | MORGADO, JOSÉ CARLOS BERNARDINO CARVALHO | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | PACHECO, JOSÉ AUGUSTO BRITO | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-11-23T11:35:10Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-11-23T11:35:10Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-20 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717639 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Citizenship is an emerging issue that has gained significant political and social centrality, especially in contexts where the low standard of living of populations is a socially worrying issue with evident repercussions on the most vulnerable strata, in particular, women and children. Although this situation crosses several social sectors, it is particularly visible in the area of education, where the effects are felt in a more intense and prolonged way. In Guinea-Bissau, this is an observable reality today, despite the initiatives carried out in the education sector, such as promoting access to school, extending compulsory education to nine years and improving the national school network. Thus, the relevance of Education for Citizenship (EC) is understood, especially if it focuses on dimensions such as learning to be, to be, to relate, to participate and to decide, thus contributing to the formation of knowledgeable, responsible citizens. and interventions in individual, community and social terms. This text presents some reflections on the importance of the curriculum in CE, in the context of the educational reform underway in Guinea-Bissau. In our opinion, the CE curriculum must be organized around three structuring axes – the individual, the relational and the community one –, essential for the development of capacities, competences and attitude that prepare young people for an effective integration in society. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Education | pt_BR |
| Título: dc.title | EDUCATION FOR CITIZENSHIP AND CURRICULAR CONTEXTUALIZATION IN GUINEA-BISSAU (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| EDUCATION FOR CITIZENSHIP AND.pdf | 820.88 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/717639/1/EDUCATION FOR CITIZENSHIP AND.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: