Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MORAES, Carlos Magno de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PEREIRA, Cinthia Cunha Maradei | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FIALHO, Roberto Paulo Bibas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-11-23T12:37:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-11-23T12:37:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | Uma sequência didática para o ensino de permutação | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717634 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente produto educacional é resultado da dissertação de mestrado, elaborada por Moraes (2022), que teve como propósito construir uma sequência didática para o ensino de Permutação que foi aplicada em uma turma do 2º ano do ensino médio em uma escola da rede pública de ensino. O interesse em elaborar esta pesquisa surgiu por conta das dificuldades que notamos no ensino e aprendizagem de Matemática, em especial nos conteúdos de Análise Combinatória sobretudo em relação aos assuntos de Permutação, vivenciados durante a prática docente e constatado em nossa revisão de literatura. Segundo Rosas (2018), professores e alunos apresentam dificuldades na resolução de problemas de Análise Combinatória. O ensino e aprendizagem deste conteúdo, ministrado no ensino médio, estão indicados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (PCN). É inegável a relevância deste conteúdo para o ensino da matemática no ensino fundamental e médio, tendo em vista que este assunto é utilizado em várias áreas do conhecimento. Neste sentido, é necessário fortalecer a base acadêmica dos estudantes de modo que eles possam desenvolver autonomia e motivação necessária para superação de suas dificuldades a respeito deste conteúdo. Assim, elaboramos um conjunto de atividades envolvendo os assuntos de Permutação que foram aplicados como sequência didática com o auxílio da Análise Microgenética e materiais manipuláveis como recurso didático na Resolução de Problemas. As Sequências Didáticas são procedimentos metodológicos que vem sendo cada vez mais utilizados durante o processo de ensino e aprendizagem, sobretudo nos trabalhos de pesquisa. Concordamos com Macedo (2019), quando afirma que esta abordagem permite a construção do saber, possibilita a experimentação, a generalização, a abstração e a formação de significados. Além de possibilitar a interdisciplinaridade, pois o que se trabalha em um tema numa determinada disciplina, pode também ser trabalhado em outras áreas do conhecimento. Assim o professor deve buscar novas metodologias para melhorar o ensino e aprendizagem dos estudantes. Para a construção da sequência didática, o professor deve utilizar as análises prévias, para buscar informações sobre o ensino e aprendizagem dos estudantes quanto ao ensino de Permutação | - |
Tamanho: dc.format.extent | 624 | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Resolução de problemas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Permutação | - |
Título: dc.title | Uma sequência didática para o ensino de permutação - Produto Educacional | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Carlos Magno de Moraes PRODUTO EDUCACIONAL.pdf | 2,05 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/717634/1/Carlos Magno de Moraes PRODUTO EDUCACIONAL.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: