Uma sequência didática para o ensino de permutação - Produto Educacional

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Pará-
Autor(es): dc.contributor.authorMORAES, Carlos Magno de-
Autor(es): dc.contributor.authorPEREIRA, Cinthia Cunha Maradei-
Autor(es): dc.contributor.authorFIALHO, Roberto Paulo Bibas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-11-23T12:37:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-11-23T12:37:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-20-
identificador: dc.identifier.otherUma sequência didática para o ensino de permutação-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717634-
Resumo: dc.description.abstractO presente produto educacional é resultado da dissertação de mestrado, elaborada por Moraes (2022), que teve como propósito construir uma sequência didática para o ensino de Permutação que foi aplicada em uma turma do 2º ano do ensino médio em uma escola da rede pública de ensino. O interesse em elaborar esta pesquisa surgiu por conta das dificuldades que notamos no ensino e aprendizagem de Matemática, em especial nos conteúdos de Análise Combinatória sobretudo em relação aos assuntos de Permutação, vivenciados durante a prática docente e constatado em nossa revisão de literatura. Segundo Rosas (2018), professores e alunos apresentam dificuldades na resolução de problemas de Análise Combinatória. O ensino e aprendizagem deste conteúdo, ministrado no ensino médio, estão indicados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (PCN). É inegável a relevância deste conteúdo para o ensino da matemática no ensino fundamental e médio, tendo em vista que este assunto é utilizado em várias áreas do conhecimento. Neste sentido, é necessário fortalecer a base acadêmica dos estudantes de modo que eles possam desenvolver autonomia e motivação necessária para superação de suas dificuldades a respeito deste conteúdo. Assim, elaboramos um conjunto de atividades envolvendo os assuntos de Permutação que foram aplicados como sequência didática com o auxílio da Análise Microgenética e materiais manipuláveis como recurso didático na Resolução de Problemas. As Sequências Didáticas são procedimentos metodológicos que vem sendo cada vez mais utilizados durante o processo de ensino e aprendizagem, sobretudo nos trabalhos de pesquisa. Concordamos com Macedo (2019), quando afirma que esta abordagem permite a construção do saber, possibilita a experimentação, a generalização, a abstração e a formação de significados. Além de possibilitar a interdisciplinaridade, pois o que se trabalha em um tema numa determinada disciplina, pode também ser trabalhado em outras áreas do conhecimento. Assim o professor deve buscar novas metodologias para melhorar o ensino e aprendizagem dos estudantes. Para a construção da sequência didática, o professor deve utilizar as análises prévias, para buscar informações sobre o ensino e aprendizagem dos estudantes quanto ao ensino de Permutação-
Tamanho: dc.format.extent624-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectResolução de problemas-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia didática-
Palavras-chave: dc.subjectPermutação-
Título: dc.titleUma sequência didática para o ensino de permutação - Produto Educacional-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemática-
Aparece nas coleções:Livros digitais