Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFSC | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Barros Almeida Lima, Kênia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Larentes da Silva, Adriano | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-11-22T19:31:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-11-22T19:31:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-22 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717623 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este caderno tem como objetivo divulgar a Roda de Conversa “Os desafios na adaptação dos estudantes ingressantes no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal Catarinense - Câmpus Luzerna”, como proposta de produto educacional desenvolvido a partir de uma pesquisa no âmbito do Programa de Pós- Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional (ProfEPT) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). A pesquisa que originou o presente produto educacional foi desenvolvida entre 2020 e 2022 e resultou na dissertação com o título "Os desafios na adaptação dos estudantes ingressantes no Ensino Médio Integrado: um estudo sobre o Instituto Federal Catarinense, câmpus Luzerna." O objetivo da aplicação da roda junto aos estudantes foi de promover um espaço de encontro, diálogo, reflexões, compartilhamento de experiências e produção de sentidos a respeito dos desafios e vivências relativos à adaptação dos estudantes na instituição. Este caderno de divulgação traz algumas reflexões teóricas acerca das rodas de conversa, o planejamento e roteiro da Roda de Conversa, bem como algumas reflexões suscitadas pelas(os) participantes no decorrer da aplicação deste produto educacional. A expectativa é que o presente encarte possa sensibilizar a rede federal de ensino sobre a temática de questões relativas à adaptação dos alunos ingressantes no Ensino Médio Integrado, pois acredita-se que os desafios enfrentados nesse aspecto não são uma realidade vivenciada apenas no câmpus Luzerna, mas também nos inúmeros câmpus que compõem a rede federal de ensino. Também espera-se que as rodas de conversa sejam reconhecidas pelas equipes multiprofissionais e docentes como de significativa importância no contexto educativo, tendo em vista que, por meio delas, pode-se enriquecer os planejamentos e intervenções e reconhecer as verdadeiras necessidades de suporte que os estudantes possuem. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Roda de conversa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Adaptação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Rede Federal de Ensino | pt_BR |
Título: dc.title | Roda de Conversa “Os desafios na adaptação dos estudantes ingressantes no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal Catarinense - Câmpus Luzerna” | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto educacional Kênia Barros-1.pdf | 2,35 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/717623/2/Produto educacional Kênia Barros-1.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons