Roda de Conversa “Os desafios na adaptação dos estudantes ingressantes no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal Catarinense - Câmpus Luzerna”

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFSCpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBarros Almeida Lima, Kênia-
Autor(es): dc.contributor.authorLarentes da Silva, Adriano-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-11-22T19:31:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-11-22T19:31:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-22-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717623-
Resumo: dc.description.abstractEste caderno tem como objetivo divulgar a Roda de Conversa “Os desafios na adaptação dos estudantes ingressantes no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal Catarinense - Câmpus Luzerna”, como proposta de produto educacional desenvolvido a partir de uma pesquisa no âmbito do Programa de Pós- Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional (ProfEPT) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). A pesquisa que originou o presente produto educacional foi desenvolvida entre 2020 e 2022 e resultou na dissertação com o título "Os desafios na adaptação dos estudantes ingressantes no Ensino Médio Integrado: um estudo sobre o Instituto Federal Catarinense, câmpus Luzerna." O objetivo da aplicação da roda junto aos estudantes foi de promover um espaço de encontro, diálogo, reflexões, compartilhamento de experiências e produção de sentidos a respeito dos desafios e vivências relativos à adaptação dos estudantes na instituição. Este caderno de divulgação traz algumas reflexões teóricas acerca das rodas de conversa, o planejamento e roteiro da Roda de Conversa, bem como algumas reflexões suscitadas pelas(os) participantes no decorrer da aplicação deste produto educacional. A expectativa é que o presente encarte possa sensibilizar a rede federal de ensino sobre a temática de questões relativas à adaptação dos alunos ingressantes no Ensino Médio Integrado, pois acredita-se que os desafios enfrentados nesse aspecto não são uma realidade vivenciada apenas no câmpus Luzerna, mas também nos inúmeros câmpus que compõem a rede federal de ensino. Também espera-se que as rodas de conversa sejam reconhecidas pelas equipes multiprofissionais e docentes como de significativa importância no contexto educativo, tendo em vista que, por meio delas, pode-se enriquecer os planejamentos e intervenções e reconhecer as verdadeiras necessidades de suporte que os estudantes possuem.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectRoda de conversapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAdaptaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRede Federal de Ensinopt_BR
Título: dc.titleRoda de Conversa “Os desafios na adaptação dos estudantes ingressantes no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal Catarinense - Câmpus Luzerna”pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons