Educação em Ciências e Matemática: Formação, Práticas e Desafios - Volume 2

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora Real Conhecer-
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Eder Joacir de-
Autor(es): dc.contributor.authorMoraes, Devacir Vaz de-
Autor(es): dc.contributor.authorCampos, Denise Caldas-
Autor(es): dc.contributor.authorCintra, Daniel Dunck-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-11-20T03:48:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-11-20T03:48:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-19-
identificador: dc.identifier.otherEducação em Ciências e Matemática Formação, Práticas e Desafios - Volume 2-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717558-
Resumo: dc.description.abstractAo longo dos séculos, o ensino de Ciências e Matemática nas escolas brasileiras foi caracterizado, muitas vezes, por perspectivas tradicionais de ensino-aprendizagem, seja por motivos de formação inicial do professor, estruturas escolares ou políticas públicas para formação continuada. Nesse contexto, torna-se fundamental criar espaços de reflexão, socialização de experiências, discutir tendências e demandas sociais, buscando um movimento de superação de paradigmas epistemológicos instituídos. Estudos apontam para uma democratização dos conhecimentos científicos e tecnológicos, no sentido de propiciar melhor compreensão da sociedade e das demandas sociais, em que o processo formativo na sociedade contemporânea para o ensino de Ciências e Matemática precisa atender diversos saberes necessários para o desenvolvimento integral do sujeito, ou seja, um cidadão consciente de suas funções, capaz de exercer seus direitos e deveres, trabalhando em harmonia com a natureza. Por meio de dois volumes, esta obra pretende compartilhar ferramentas, metodologias e experiências, obtidas em diferentes estudos que, certamente vão colaborar para o desenvolvimento do ensino de Ciências e Matemática numa perspectiva reflexiva e integradora. Esperamos que por meio dos diversos capítulos e abordagens, o leitor consiga (re)significar sua prática, num processo de (re)construção de suas ações docente. Dessa forma, o objetivo é contribuir com a formação inicial e continuada de professores, no desenvolvimento de estratégias educacionais, orientadas para o crescimento do ensino na contemporaneidade, por meio da divulgação de pesquisas, relacionadas ao ensino de Ciências e Matemática. Diante disso, convidamos você, Caro(a) Leitor(a), a dialogar com os autores(as), que tecem um olhar investigativo imbuído de sensibilidade e mergulhado em dúvidas e reflexões, sobre temas relacionados a educação em ciências e matemática.-
Tamanho: dc.format.extent3220-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectCiências e Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectFormação-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas e Desafios-
Título: dc.titleEducação em Ciências e Matemática: Formação, Práticas e Desafios - Volume 2-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacional-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons