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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Borges, Ianni Sousa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-11-18T15:01:46Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-11-18T15:01:46Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| identificador: dc.identifier.other | O negacionismo em sala de aula: e agora professor(a)? | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717523 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Essa pesquisa aborda os negacionismos históricos sobre a temática Ditadura Civil-Militar no Brasil que passaram a se propagar, principalmente nas mídias digitais, devido o momento político atual e sua esfera de extrema direita. Essa conjuntura adentrou as aulas de História e, por vezes, vem provocando embates entre estudantes que, influenciados pelas Fake News e outras fontes digitais, questionam as verdades históricas e encontram, nós professores, despreparados para abordar os negacionismos. Reconstruir a memória da Ditadura como um período sem direitos, sem liberdades individuais, de torturas e abusos autoritários por parte do Estado, transformou-se em uma importante demanda social, portanto, um dever do professor de História. Abordando a História do Tempo Presente e a História Pública, pretendeu-se reunir em um App, conteúdos públicos e estratégias didáticas de colaboração aos docentes, que contribuam, também, no combate ao negacionismo histórico, buscando ainda fortalecer a maneira como os(as) professores(as) e os estudantes recebem as diversas informações advindas dos canais digitais. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Saberes e práticas no espaço escolar | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem histórica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Negacionismo | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ditadura Civil-Militar | pt_BR |
| Título: dc.title | O negacionismo em sala de aula: e agora professor(a)? | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| NegacionismoSalaAula.pdf | O negacionismo em sala de aula: e agora professor(a)? | 4,4 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/717523/2/NegacionismoSalaAula.pdfDownload |
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