Como lidar com a diversidade em sala de aula?

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santo - Ifespt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPin, Camila Carlesso-
Autor(es): dc.contributor.authorAlvim, Davis Moreira-
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Mara Perpétua Banhos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-11-18T12:59:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-11-18T12:59:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherCOMO LIDAR COM A DIVERSIDADE EM SALA DE AULA?pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717520-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação encontra-se vinculada à linha de Práticas Educativas em Ensino de Humanidades do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ensino de Humanidades – PPGEH. Buscou entender como os debates sobre gênero se manifestam e se apresentam nas relações cotidianas dos alunos de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Ifes − Campus Linhares e suas relações com as violências de gênero no espaço escolar. Quanto aos objetivos específicos, propõe cinco momentos na pesquisa: no primeiro, realizou-se um levantamento bibliográfico das pesquisas locais e regionais sobre a temática, buscando estabelecer diálogos, aproximações e aprendizagens; no segundo momento, um estudo conceitual das relações de gênero, sexualidade e violência, abordando seus diferentes entendimentos; no terceiro, um estudo teórico dos conceitos de reconhecimento, identidade e justiça social, examinando as relações sociais entre os indivíduos e a sociedade; no quarto momento, dividido por três seções, a realização da pesquisa de campo, abordando os relatos dos estudantes, visões e percepções sobre as questões relacionadas à identidade e a nova realidade diante da pandemia pela COVID-19, e o quinto e último momento, tomado pela produção do Produto Educacional, revela que os estudantes são capazes de produzir diálogos que prezem pela diversidade e pelo respeito. Diante do exposto, revela que os estudantes têm resistido às violências cotidianas e institucionalizadas no campus, repudiando e questionando os discursos vexatórios, através da criação de um espaço de receptividade e refúgio, capazes de desarmonizar as normas. Ainda que alguns estudantes tenham manifestado posições contrárias às narrativas de gênero, percorreram roteiros que não podem ser apreciados como discursos de ódio, já que não se opuseram ao diálogo e, no mesmo sentido, demonstraram questões, inquietações e dilemas que enriqueceram a reflexão.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,10 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGêneropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIdentidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectViolência de gêneropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas educativaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectReconhecimentopt_BR
Título: dc.titleComo lidar com a diversidade em sala de aula?pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
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