Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pin, Camila Carlesso | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Alvim, Davis Moreira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Mara Perpétua Banhos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-11-18T12:59:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-11-18T12:59:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | COMO LIDAR COM A DIVERSIDADE EM SALA DE AULA? | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717520 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação encontra-se vinculada à linha de Práticas Educativas em Ensino de Humanidades do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ensino de Humanidades – PPGEH. Buscou entender como os debates sobre gênero se manifestam e se apresentam nas relações cotidianas dos alunos de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Ifes − Campus Linhares e suas relações com as violências de gênero no espaço escolar. Quanto aos objetivos específicos, propõe cinco momentos na pesquisa: no primeiro, realizou-se um levantamento bibliográfico das pesquisas locais e regionais sobre a temática, buscando estabelecer diálogos, aproximações e aprendizagens; no segundo momento, um estudo conceitual das relações de gênero, sexualidade e violência, abordando seus diferentes entendimentos; no terceiro, um estudo teórico dos conceitos de reconhecimento, identidade e justiça social, examinando as relações sociais entre os indivíduos e a sociedade; no quarto momento, dividido por três seções, a realização da pesquisa de campo, abordando os relatos dos estudantes, visões e percepções sobre as questões relacionadas à identidade e a nova realidade diante da pandemia pela COVID-19, e o quinto e último momento, tomado pela produção do Produto Educacional, revela que os estudantes são capazes de produzir diálogos que prezem pela diversidade e pelo respeito. Diante do exposto, revela que os estudantes têm resistido às violências cotidianas e institucionalizadas no campus, repudiando e questionando os discursos vexatórios, através da criação de um espaço de receptividade e refúgio, capazes de desarmonizar as normas. Ainda que alguns estudantes tenham manifestado posições contrárias às narrativas de gênero, percorreram roteiros que não podem ser apreciados como discursos de ódio, já que não se opuseram ao diálogo e, no mesmo sentido, demonstraram questões, inquietações e dilemas que enriqueceram a reflexão. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,10 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Violência de gênero | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas educativas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Reconhecimento | pt_BR |
Título: dc.title | Como lidar com a diversidade em sala de aula? | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Humanidades | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO_EDUCACIONAL_Como_Lidar_Diversidade_Sala_Aula_.pdf | 2,16 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/717520/2/PRODUTO_EDUCACIONAL_Como_Lidar_Diversidade_Sala_Aula_.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons